Como Descansar?


Assim como dormir e se divertir, descansar também é um sinônimo de pura individualidade, pois cada um tem o seu jeito de fazê-lo. Há quem pense que descansar é simplesmente não fazer nada, ou seja, não realizar nenhuma atividade com o corpo; ficar imóvel, sentado ou absolutamente deitado. Mas será que tudo isso realmente é descansar? Mesmo que seja uma coisa tão pessoal será que a pessoa fica realmente descansada?

Descansar, como dormir, é uma coisa de grande significado para a saúde e um forte aliado para encararmos as turbulências e os estresses do dia-a-dia. Pode-se até dizer que descansar é uma arte. Algumas formas de fazê-la podem ser utilizadas por qualquer um. Eis algumas das principais e mais eficazes formas de se descansar:


Fazer coisas prazerosas e distraídas que não estão inclusas em sua rotina diária
Não só o corpo merece descanso, mas a mente também e você pode fazer sem praticar grandes esforços físicos, permanecendo sentado ou até mesmo deitado, como ler um livro, assistir um bom filme, admirar uma paisagem, ouvir uma boa música, escrever uma carta ou poema. Lembre-se que o mais importante é distrair tanto o corpo como a mente e não ficar se esforçando com uma leitura complicada ou com aqueles filmes altamente complexos. As coisas devem ser bem light.


Mude as suas características habituais

As características habituais diferenciam-se da rotina porque mesmo estando fora da rotina você tem os seus hábitos. Experimente comer outros tipos de comidas, mude as ordens de como faz as coisas dentro de casa, como por exemplo: ao acordar, dar aquela relaxada e pensar nas coisas que tem que serem feitas naquele dia e ouvir uma boa música antes, durante ou depois do café da manhã para então partir para a batalha.


Relaxe a sua mente
Pense em coisas boas e prazerosas, ao invés de ficar pensando em coisas ruins e negativas. Seja positivo e simplifique as coisas ao invés de complicá-las e colocar um monte de obstáculos até para as coisas mais simples. Yoga é um ótimo aliado para a sua mente, pois interrompe grande parte dos pensamentos e ajuda com o alívio da mente e do corpo. Tire toda a raiva que te atormenta e que te aborreça, aceite planos que não estão ao seu alcance naquele momento de sua vida, dando atenção ao presente a fim de que ele seja o meio para que tu chegues aos planos do futuro.


Durma mais

O que adianta descansar de outro jeito se não fizer algo que tenha a maior eficácia de tirar o cansaço, que é dormir? Durma durante a tarde ou vá para cama mais cedo para que no dia seguinte esteja mais disposto. Não se esqueça que o tempo recomendado é de 8 horas, mas dormir 9 horas é melhor ainda. Passando de 10 horas, podem ocorrer dores musculares e até um aceleramento dos seus batimentos cardíacos, o que é prejudicial para o seu coração.


Evite pendências

O seu dia passou e ainda restam fazer àquelas pequenas tarefas simples e que devido à preguiça tu deixas de realizá-las e mesmo que você descanse, não vai deixar de pensar nelas. Faça o que tenha que ser feito para que sua mente esteja livre das pendências. É melhor descansar ou dormir quando já se fez tudo. Só deixe para depois o que levar tempo suficiente para diminuir a duração do tempo que você dorme.


Pesquise assuntos do seu interesse e da sua curiosidade

Relaxe buscando sobre os seus assuntos favoritos e sobre as coisas que ache interessantes e curiosas. O seu corpo descansa e a sua mente se livra de todos os processos árduos que teve ao longo do dia.


Assista diferentes programas de televisão

Foi-se o tempo em que as emissoras brasileiras transmitiam coisas interessantes e culturais em seus programas. Atualmente eu acho que pelo início e durante a noite exibem mais lixo do que um gari poderia ver durante o seu dia de trabalho. Se quiser assistir televisão pensando em se distrair ou achar algo interessante, desista dos grandes programas, ainda mais se a emissora exibir uma novela atrás da outra. Você vai é acabar se estressando com a falta de criatividade e de cultura. Procure por programas que não ficam muito em evidência e que exatamente por isso são bons, pois vão tentar serem mais criativos do que estão em primeiro lugar. O ponto negativo é que geralmente são transmitidos muito tarde ou fora do horário nobre. Assistir algo relacionado com viagens também é bem legal, pois geralmente mostram lugares diferentes do que se está acostumado ver e muito bonitos.


Admire o que há de mais bonito em seu quarto ou no resto de sua casa

Há quem fique somente reparando do que está feio ao invés de reparar no que também há de mais bonito. Isso ajuda a se sentir melhor e em um lugar confortável, pois os pequenos detalhes importam, ainda mais se forem belos.

Como já disse no começo desse texto, cada um tem a sua forma de descansar. Mesmo que seja igual ou diferente dessas sugestões, qual é a sua?

    Comente com o Facebook:

    4 comentários:

    1. é bem verdade tudo isso, eu geralmente consigo pensar em textos inteiros, poesias, músicas, criar qualquer coisa quando estou descansando sem nada me tirando a atenção... é um ótimo exercicio levar a hora do sono como uma hora de pensar e meditar, o que for.
      cada um do seu jeito ;D

      ResponderExcluir
    2. ótimas maneiras eu faço a metade delas e ainda me sinto cansada u.u' devo fazer a outra metade UHAUHAAUHHAUAHHAHU' boom fim de semana, beijo.

      ResponderExcluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    4. [aah] em relação a dormir, eu gosto de dormir doze horas Oo' ( eitâ) kkkkkk' mas não consigo, sempre durmo mais que isto . kkkk'
      mentira rs , ultimamente nem as oito horas tenho chegado :(

      Ps: apaguei , pois o comentário anterior ficou todo errado, acho que são as férias '-'

      ResponderExcluir

    - Sem palavrões
    - Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

    Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!