A Importância Das Construções Históricas


Quem vive o presente ou talvez alveje o futuro é totalmente dependente do passado. Isso é um fato quando nos deparamos com as conquistas que transbordam com os avanços e revoluções tecnológicas, médicas e científicas; tudo porque são oriundas de descobertas, estudos, planejamentos e até mesmo a mera sorte de alguém que lá trás as realizou. Mas e as conquistas das sociedades, assim como os avanços econômicos de épocas passadas, a educação, a criatividade e por que não as obras artísticas de grandes sonhadores?
 
É fácil observar uma nação rica em recursos naturais, como o Brasil, por exemplo, e um país tecnologicamente desenvolvido, como os Estados Unidos. Mas reparar nas construções remanescentes que estão ao nosso redor e que um dia foi o símbolo de um período importante, como um palácio ou um prédio de uma época remota pode ser difícil. Em parte, isso acontece porque a quantidade de informações advindas da internet e televisão crescem diariamente e os seus principais assuntos são os temas atuais, fazendo com que as pessoas só ouçam falar de história quando estão nas escolas, falecimento de alguma personalidade importante ou  comemoração referente a um marco histórico (Maracanã, Independência, Lei Áurea,Proclamação da República etc.)

Leia: Preferências Atuais de Lazer dos Jovens e Crianças: A Desvalorização dos Lugares Naturais e Históricos

Não basta apenas estar por dentro dos acontecimentos atuais, pois é através dos erros do passado que as grandes evoluções acontecem. Se você ler sobre alguns períodos históricos e perceber os principais acertos e erros daquela sociedade terá um importante leque de experiência para a vida. Dar importância às construções que fazem referência ao passado e também dar valor a história - independente da sua origem e dos princípios - é essencial para uma população que visa o desenvolvimento cultural, intelectual e econômico. Se por exemplo destruíssem as pirâmides do Egito e os campos de concentração nazistas como, no futuro, as outras gerações terão a dimensão de como foi desenvolvida a tecnologia e a riqueza dos egípcios, assim como desumana e cruel política dos nazistas ao matarem judeus, deficientes físicos, doentes mentais, testemunhas de Jeová e homossexuais? 

Noto que o Brasil não dá o valor ideal às construções que nos remetem ao nosso próprio passado. Muitos estão em péssimos estados de conservação e se são administrados pelo governo esperam a construção quase cair para então serem reformados, aí reformam tudo com os mínimos detalhes, mas não fazem a devida manutenção, então passa 60 ou até 100 anos para esperar quase cair novamente e então fazer outra reforma. A especulação imobiliária com os seus prédios grandes e caros ameaçam cada vez mais tais patrimônios, afinal eles querem é mais e mais espaço para construírem e aumentarem seu capital, mesmo que tenham que simplesmente derrubar o que estiver pela frente ou ainda subornar alguns vereadores da região. Parece uma piada, mas há patrimônios históricos no Brasil que são tombados, se área é valorizada existe a especulação imobiliária, então os políticos simplesmente recebem uma elevada quantia em dinheiro, por parte das construtoras, para destombar o patrimônio para o colocarem ao chão para a construção de edifícios.

Leia: O Solar do Jambeiro

Dê valor não só para a beleza que os patrimônios históricos possuem com as suas mansões, casas, teatros, cinemas, palácios e castelos, mas também saiba valorizar o que eles representam com a sua história. A Europa, por exemplo, dá valor e eles são ricos culturalmente e intelectualmente, tanto é que é fácil encontrá-los ao caminhar pelas ruas e eles são muito mais valorizados do que as novas construções, pois além do governo, a sociedade se importa e se orgulham deles. E se você não está nem aí para a essa tal de história e acha que as construções antigas não servem para nada a não ser para ocuparem espaço, mas adora um dinheiro e quer viver bem e até quem saiba ser rico, perceba que os Estados Unidos, a Europa e o Japão são ricos e  se importam com o seu passado e a coisas que fazem uma importante menção a ele.

A foto acima é do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que foi reformado recentemente por intermédio de capital público e privado.

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. OLÁ MEU CARO LEÃO DA MONTANHA.....Gosto de estar aqui, seu post de hoje muito importante, preservar nossas belezas naturais são muito mais que bom e lindo, é cultura faz parte de nós!
    beijão...

    ResponderExcluir
  2. olá!
    só para responder a sua pergunta do meu texto, a garota lá realmente existiu na vida dele. O conto é uma alusão a vida, como as vezes esquecemos das coisas boas, ou melhor, esquecemos de viver.
    E também, se compara a um sonho que tive um dia desses, e foi a melhor maneira de explica-lo que encontrei ;D

    ResponderExcluir
  3. Que construção magnífica, né? diga-se de passagem.
    Que belo post esse seu... preservar as belezas em que aqui há é necessário para manter um mundo melhor. Pena que nem todos pensem assim, não é mesmo?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Naty Araújo... a maioria das construções antigas são magníficas, não é verdade? As pessoas valorizando a história estarão se enriquecendo intelectualmente no presente e para o futuro.

    ResponderExcluir

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!