Ser Patriota Mesmo Depois da Copa



O Brasil está cheio de verde e amarelo; já vi até um cachorro com uma roupa característica da nossa querida e linda bandeira brasileira, carros e casas ostentam mesmo que timidamente e com alguns improvisos a sua bandeira. Não vão faltar gritos de Brasil e a famosa cantoria nos jogos: - "Sou brasileirooooo, com muito orgulhooooo e com muito amorrrrrõõõõooooo... ". Um país onde 75% dos políticos (minha contagem pessoal) roubam o povo descaradamente e não fazem nada pelo Brasil. Temos uma das maiores taxas de impostos do MUNDO e ainda temos que aceitar pessoas sendo praticamente obrigadas a ter um plano de saúde para não morrerem nas filas dos hospitais públicos - não é de se admirar que grande parcela desses deputados representem esses tais planos de saúdes e com isso passam a tirar as verbas que seriam destinadas à saúde para outras áreas, cuecas ou meias (Brasil com boa saúde pública = sem necessidade de planos de saúdes = sem dinheiro para os donos dos planos).

Há alguns dias atrás estava percorrendo a calçada e na rua estava um pequeno engarrafamento e notei  um motoboy parado ao lado da porta de trás de um carro que estava sendo dirigido por uma mulher, sendo que o motoqueiro estava com os braços para dentro do carro. Esta cena me deixou atento e continuei percorrendo sem dar a entender que estava prestando atenção, afinal qualquer coisa eu acionaria a polícia. Ao chegar mais próximo tive uma surpresa, tinha um bebê na cadeirinha do banco de trás e o motoqueiro estava com as mãos nele. O bebê estava todo sorridente ao ponto de ficar com a língua para fora cada vez que o motoboy fazia carinho nele e a mãe estava atenta e rindo, gostando de ver o filho recebendo e gostando do carinho. Essa é um pequeno ato, mas com grande representação moral e sentimental do nosso povo e do nosso país. Enquanto o mundo caminha para a superficialidade, onde a prática substitui o sentimento e a emoção, uma coisa dessas é rara, mas no Brasil não é muito difícil de ser presenciado.

Enquanto o time do Vitória se recusa a cantar o hino nacional, as crianças e até os homens barbados não sabem cantar uma parte sequer no hino do próprio país. Mas todos eles sabem as músicas Reboletion, Créu, Atoladinha, Créu e outros clássicos que bombardeiam a mente brasileira e leva qualquer sujeito sensato temer o futuro do Brasil se depender da nova geração. Nos domingos por exemplo, as tv's chamam pessoas que se autodenominam cantores para mostrarem tais músicas ao invés de exibir algo cultural ou ao menos que preste (principalmente na faixa da tarde). O que mais me chama a atenção é que mulheres cantam e dançam músicas que a rebaixam de cachorras para baixo (será que só prestam atenção na batida e esquecem a letra?).

Como disse no início, chega a copa e todos ficam patriotas carregando bandeirinhas do Brasil pra cima e pra baixo. E a nossa história? A luta de gerações passadas que foram mortas para terem direitos que hoje nos parecem os mais normais que nem nos damos conta o fato de que pessoas lutaram por aquilo e hoje estão praticamente esquecidas, sendo somente lembradas pela novas gerações - e mesmo assim de forma superficial, para serem aprovadas em provas de história, vestibular ou concurso. 

Um país desenvolvido não é desenvolvido apenas por ter recursos naturais, grande extensão territorial, menos importação e mais exportação ou crescimento de ofertas de emprego. O país pode até crescer, mas o crescimento não será sólido se o povo não é inteligente, não tem cultura e muito menos educação (é claro que não são todos os brasileiros, mas a maioria, infelizmente, é assim). Copa do mundo é legal? É claro que é, mas não devemos ter amor pelo nosso país de quatro em quatro ano ou depender dos resultados de algum outro esporte para sermos patriotas. É digno de ressaltar que os americanos colocam bandeiras nas portas de suas casas e em qualquer filme, mesmo que de baixo orçamento, mostra isso.

Vamos valorizar nós mesmos não apenas o nosso futebol. A copa começa e logo acaba, todos guardam as bandeirinhas e apagam os verdes e amarelos. O futuro do país está no zelo de quem ele habita. Uma casa onde moradores não se importam com ela, será feia, e se a situação continuar ocorre infiltrações, se não tiver alguém para cuidar desse pequeno problema um tempo depois a estrutura dela ficará fraca a casa ficará insegura. Já quem gosta do lugar onde mora vai sempre cuidar, limpar, fazer de tudo para que ela fique sempre bonita. O mesmo é com o nosso país. Se uma pequena parte cuida enquanto 80% não estão nem aí, a casa ficará feia e as pessoas não terão nada ou quase nada para o seu próprio benefício. 

AME O BRASIL!

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Ahhhhhhh... eu ri quando vc disse do cachorro kkkkkkkkk.
    Adorei essa hahahaha.

    Mas o assunto é sério mesmo... Todos estão aí se "dedicando" pra copa, sendo "patriotas" na hora de torcer e td mais, mas depois que passa a copa ninguém liga pra nada. Ou melhor... são poucos os que ligam.
    Poucos se preocupam, como vc disse 20% em média... com o país e com as irregularidades que existem, pq os outros fecham os olhos e não querem ver.

    Beijos.. belo post!

    ResponderExcluir
  2. Não só no futebol, meu querido, sou patriota roxa, digo, verde e amarela!

    Choro na maioria das vezes que ouço o hino nacional. Apoio o Presidente Lula como líder deste país, embora eu não concorde com muito do que ele tá fazendo. Como cidadã quero sempre contribuir e acredito sinceramente que aqui na polícia tenho muita oportunidade de servir ao meu país de um forma muito digna... Tenho orgulho do que a polícia tem conseguido fazer com tão pouco recurso no combate à criminalidade e à corrupção, essa praga que precisa ser exterminada com máxima urgência! Embora o judiciário atrapalhe tanto o nosso trabalho, eu tenho tentado fazer a minha parte.

    E acima de tudo sei que Deus foi generoso para com o Brasil e por isso mesmo me revolto quando vejo esse gigante adormecido... pedendo tempo, perdendo seus recursos, sendo explorado pelos imperialistas do primeiro mundo, mas sigo torcendo. Sei reconhecer que as coisas estão melhorando em muitas áreas, que o Brasil tem superado alguns de seus terríveis problemas, como a inflação por exemplo. Acho que não resolvemos ainda muitos outros problemas graves, mas já conseguimos progredir um pouco, o que é melhor do que nada.

    É um otimismo quase burro, mas é de coração. É um comprometimento.

    ; )
    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Você tem toda razão...Acabbei de ler sobre isso num outro blog...
    É muito fácil as pessoas se dizrem patriotas comprando bandeiras e blusas do Brasil, o dificil é mostrar isso na prática, na hora do vamo ver!
    Mas eu acredito que cada pessoa que pensa diferente, assim como vc e eu, cada um que não segue essas modinhas, está fazendo diferença!

    ResponderExcluir

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!