Nosso Lar - Filme


Sinopse: Ao despertar no Mundo Espiritual, André Luiz se depara com criaturas assustadoras e sombrias vivendo, juntamente com ele, neste lugar escuro e sombrio. Além disso, ele também se assusta por perceber que apesar de ter "morrido" ele ainda continua vivo e ainda sente fome, sede, frio e outras sensações materiais. Após um longo período de sofrimento ele é recolhido dessa zona de sofrimento e purgação de falhas do passado por espíritos do bem e é levado para a Colônia Espiritual Nosso Lar, de onde surge o nome do filme. A partir desse momento ele começa a conhecer melhor a vida no além-túmulo e a aprender lições e adquirir conhecimentos que mudarão completamente o seu modo de enxergar a vida.Tendo então tomado consciência de que está desencarnado (morto), sente imensa vontade de voltar à Terra para visitar e rever parentes próximos de quem guarda imensa saudade. Entretanto, como narra a sinopse do site oficial do filme, isso acontece só para que ele perceba "a grande verdade - a vida continua para todos".

Avaliação: Ótimo (Ruim, Regular, Bom, Ótimo)

Trailer


Filme completo



Resenha: Há alguns meses atrás fui assistir um filme no cinema e se tem uma coisa que eu acho rigoroso para mim mesmo é chegar antes do filme começar. Assim, você se percebe no ambiente e fixa a tela dentro da sua mente, aí quando o filme começa você simplesmente se transporta para a história e o cenário que está na tela. Isso é uma viagem que dependendo do filme, poderá ser algo que guardará dentro do seu coração e nos momentos da vida que se referirem àquela história. Você, automaticamente, se lembrará do filme e talvez o ajude a transformar os momentos mais difícies em algo bom e até edificante. Pois bem, estava sentado, as luzes se apagaram, vieram algumas propagandas, um pequeno filme ensinando as pessoas a como se comportarem caso aconteça um incêndio, até que começou um trailer com a imagem de uma muralha e um homem parado olhando, como que querendo entrar. Em seguida, algumas sequências de imagens legais que logo pensei: - "Nossa, vou assistir esse filme, parece ser muito bom. Mas que filme é esse que a imprensa americana nem comentou?". Pelos efeitos especiais, já achei que era algum filme produzido pelos EUA. Mas quando os atores começaram a falar em português, aí lembrei da cena da muralha e do trailer que havia passado quando fui assistir o filme do Chico Xavier e exclamei: - É o Nosso Lar!.

Assim que foi lançado, comprei o ingresso e tive uma grande surpresa, o filme supriu todas as expectativas que eu tinha a respeito do que seria um longa baseado no livro "Nosso Lar". Não me emocionou tanto quanto o filme do Chico (chorei muito), mas confesso que uma lágrima chegou a sair quando André Luiz volta à sua casa e vê como estava a sua família. Você que está aí lendo esse blog, sem rumo nesta sua vida, pensando somente no presente e nas coisas materiais, esse filme te faz enxergar como podemos ser felizes agora e no futuro, além de mostrar como relacionarmos com as pessoas que estão ao nosso redor, sem dependência com o material. A Terra, planeta em que você e eu vivemos - afinal existem pessoas que acham que o mundo é só delas, não sabem viver em sociedade e harmonia com ninguém - será bem melhor quando fazermos coisas que ajude o próximo sem que recebamos dinheiro, presentes, favores etc. Como seria o mundo se quando estivéssemos em uma situação difícil, tivéssemos alguém para nos ajudar? Não seria bom? Receber um sorriso, um abraço ou saber que uma vida foi melhorada é algo que nenhum dinheiro consegue compensar. É igual transar com prostituta, o cara vai dá o dinheiro, a mulher faz aquele teatrinho, dá aqueles gemidos e o cara se sente o cara. Enquanto outro que está procurando alguém para transar, vai a uma festa, conhece uma garota legal, rola aquele clima, aquele sentimento mesmo que efêmero, aquela sintonia de carinho e a mulher dá um show na cama. E nem pagou! Dinheiro nenhum paga uma transa bem feita, dinheiro algum compra o verdadeiro sorriso, a amizade e o amor verdadeiro. 

André Luiz é um médico que gosta das coisas materiais, do prazer da bebida e do cigarro, para ele a vida está de certa forma resumida nisto. Um dia ele morre e acorda em um lugar sujo rodeado por pessoas estranhas e maldosas, o umbral. Ele começa perceber o que aconteceu, mesmo confuso, e de coração pede a Deus que o tire dali. O homem era tão preso nas coisas materiais e no status de médico que nem parava para pensar em Deus, para ele Deus talvez nem existisse. Um pessoal de branco aparece e o retira dali. Levam-o para um lugar bonito e lá, por algumas vezes, ele acha que está em um hospital, afinal naquele momento está repleto de ferimentos e dores. Aos poucos ele vai entendendo como a vida funciona e o que podemos fazer para que melhoremos a cada momento. André Luiz começa o seu trabalho espiritual e então começa o processo de sua evolução, inclusive escrevendo o livro através de Chico Xavier. Não importa qual seja a sua denominação religiosa, o filme trata da vida e apresenta uma perspectiva diferente de algumas religiões e parecidas com outras denominações. A história em si irá fazer a diferença para o seu ser e para as pessoas que convivem ao seu lado. Acho que isso é o importante. Deus é um só. Não encare como um filme exclusivamente espírita, mas sim um filme que trata da vida após a morte. Existem vários filmes americanos que falam sobre isso e ninguém fica questionando a religião, e todos assistem, sendo que a maioria dessas produções dificilmente transmitem uma mensagem pura, uma mensagem de amor. O Nosso Lar consegue fazer isso.

Leia: Chico Xavier - Filme
A atuação de Renato Pietro se destaca pela qualidade no qual o mesmo realizou o papel de André Luiz. Os atores atuaram muito bem e este filme representa uma revolução nas produções brasileiras, afinal os filmes daqui sempre trataram-se de comédias com atores globais, favelas, mulheres safadas que fazem filmes para tarados assistirem e violência em geral, fora os dramas clássicos que revoltam qualquer pessoa no final. A produção é de 20 milhões de reais e os efeitos especiais foram produzidos no Canadá.

Este filme foi indicado para concorrer o Oscar de 2011, mas o escolhido para representar o Brasil foi "Lula - O Filho do Brasil", que acabou não sendo aprovado para entrar na disputa.






Nosso Lar
 Brasil
2010 •  cor •  105 min 
Produção
Direção Wagner de Assis
Produção Iafa Britz
Produção executiva Luiz Augusto de Queiroz
Elizabeth Marinho Dias
Roteiro Wagner de Assis
Elenco original Renato Prieto
Fernando Alves Pinto
Rosanne Mulholland
Inês Vianna
Rodrigo dos Santos
Género drama
Idioma original Português
Música Philip Glass
Direção de arte Lia Renha
Figurino Luciana Buarque
Cinematografia Ueli Steiger
Edição Marcelo Moraes
Distribuição Brasil 20th Century Fox
Lançamento Brasil 3 de Setembro de 2010
Orçamento R$ 20 Milhões

Fontes: Wikipedia

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Olá,

    Vi sobre este filme pela primeira vez num anúncio na revista. Eu também achei que fosse produção americana (sem nem ter visto uma cena sequer).

    Isso demonstra que o valor investido nele valeu a pena. Os atores estão brilhantes e bastante convincentes nos papéis.

    É um filme para ser assistido por todos, independentemente da religião.

    Abração e ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Você sabe que quando eu vi o trailer também achei que era filme americano? '-'
    O cinema brasileiro está progredindo hm*
    oapsk'
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Noooossa... eu nunca assisti esse filme e, sabe... ao ver o trailer me deu uma pitada de curiosidade de assistir.

    Ahh e odeeeeeio chegar atrasada no cinema. Tbm preservo a pontualidade nisso. =D
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Ahhh já coloquei seu link na minha lista ;)

    ResponderExcluir
  5. Ah, interessante, acho que vou ver esse filme...

    E que bom que gostou de meu texto, fico feliz!
    Abraço

    ResponderExcluir

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!