Silvio Santos, Os 2,5 bilhões de Reais e o Desrespeito da Imprensa


Neste mês de novembro (2010) um grande escândalo ganhou as manchetes dos jornais e da televisão devido ao banco Panamericano, de Silvio Santos, ter tido uma diferença de caixa de 2,5 bilhões de reais. Isto fez com que o próprio Silvio tivesse que pedir empréstimo ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC) o valor aproximado da diferença, ou seja, 2,5 bilhões de reais. O fato ganhou ainda mais repercussão quando noticiaram que ele deu como garantia, caso não consiga pagar esta quantia, as suas principais empresas: SBT, Banco Panamericano, Baú da Felicidade, Jequiti Cosmédicos e muitas e muitas empresas. Pois bem, o interessante é que vi muitos jornais inventarem histórias que não são verdadeiras. Uma delas afirmava que Silvio iria vender o SBT. Já vi uma entrevista dele na ocasião no qual afirmava morrer em 5 anos e que já tinha vendido o seu canal para a Televisa e o Boni, fato que disse brincando com uma jornalista e a mesma levou a sério, então quando desmentiu toda a confusão que a jornalista causou, ele disse que ninguém daria nem 1 bilhão para comprar a emissora, pois o valor dela é abaixo disto. Aí os jornais noticiam: "Eike Batista vai comprar o SBT por 2,5 bilhões!",  "Silvio Santos faliu!".

Eles até venderam o Panamericano sem ao menos Silvio saber, pois noticiaram que o banco seria vendido, sendo que o próprio Silvio disse que o banco não está à venda. É triste perceber que a imprensa do Brasil está somente interessada em fabricar notícias para ganhar polêmicas e chamar a atenção do público. O fato crucial é que muitos fãs do Silvio são idosos e muitos não tem acesso à internet e tendo o único meio de informação os jornais e revistas, acabam acreditando e comprando estas manchetes.

Não vi nenhuma reportagem que mostre a vasta possibilidade de Silvio Santos, considerado o melhor apresentador do Brasil e o maior pagador de impostos do país, conseguir pagar o empréstimo sem vender suas empresas ou ainda (o que eu acredito) ganhar ainda mais em cima deste empréstimo e o susto, fazendo com que ele fique mais presentes nas decisões de suas empresas e crie formas para que as mesmas lucrem mais, principalmente o SBT. Lembrando que a emissora era desde a sua história, a segunda maior do Brasil em audiência, mas perdeu o lugar há dois anos (2008) para a Record, hoje o SBT está em terceiro lugar.

Ao contrário da Globo que pegou cerca de 10 bilhões ou mais do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), ou seja, dinheiro público que nem ao menos poderia ser destinado a emissoras de televisão, Silvio pegou dinheiro do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que é um fundo depositado por todos os bancos brasileiros para que quando algum deles precisem, tenha dinheiro disponível. Ou seja, não é dinheiro público!

Não vi nenhum jornal de grande circulação respeitando ou ao menos prestigiando Silvio Santos, que durante tantos anos emprega milhares de pessoas em suas 40 empresas, mesmo com o Brasil passando por sérias crises financeiras ao longo das últimas décadas. Porém um fato curioso foi que milhares de pessoas enviaram cartas e e-mails ao SBT perguntando como poderiam ajudar o Silvio oferecendo ajuda financeira, disseram que ele até se emocionou com algumas delas:


"Silvio, gostaria de saber como posso ajudar você e o SBT", diz o trecho de uma das cartas, informa a coluna Ooops, do jornalista Ricardo Feltrin. Segundo pessoas próximas a Silvio, as mensagens fizeram o empresário marejar os olhos de emoção.

"Peço que mandem uma conta do Grupo SS para que eu possa depositar um pouquinho das minhas economias para ajudar o Silvio que tanto tem ajudado o povo sofrido. (Assinado Jorge)", diz outra mensagem.

Um internauta, com o mesmo argumento, afirma que o empresário já ajudou muitas pessoas, por isso gostaria de colaborar. "Silvio você é o cara. Já ajudou muita gente e agora é nossa vez de ajudar." (Adriano, via hotmail)."


O que pode ser notado é que apesar da grande parte da imprensa ao abordar o assunto parecer torcer para que coisas mais sérias acontecessem com Silvio, como falir, vender o SBT etc., as pessoas, mesmo que não sejam fãs dele, mas por conhecer a sua seriedade empresarial, descartaram as piores hipóteses que ao menos os jornalistas torciam para que pudessem acontecer.


Sobre o empréstimo de Silvio Santos, uma enquete realizada neste blog perguntando se o grupo Silvio Santos irá quebrar, 5 pessoas responderam que não, 4 pessoas responderam que além de não falir, o grupo ainda irá lucrar mais. Nenhuma pessoa respondeu que o grupo irá quebrar. A pesquisa teve 9 votos.

http://www.teoriasdoleaodamontanha.com.br/2010/12/resultado-da-enquete-apos-ter-que.html


Fique atento com que são noticiados por aí e lembre-se que nem tudo que está escrito é, de fato, verdade. Ao ler algo importante, procure sempre buscar as informações sobre o assunto em outros jornais e revistas.













Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Leão querido,

    Acho que ele ainda vai dar a volta por cima!

    Cheguei a fazer uma postagem sobre ele antes disso tudo acontecer (http://aprendizdeideias.blogspot.com/2010/10/o-bem-sempre-vence-o-mal.html).
    Ele é exeplo de profissional, de dignidade, de ser humano, de honra e de fé!

    Silvio, é divo!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, é triste ver essa imprensa medíocre que temos no país, silvio é um dos últimos donos de tv que não norteia sua emissora através de vínculos políticos, torço pela sua recuperação, o povo do Brasil esta com ele.

    ResponderExcluir

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!