Cuba e a Sua Enciplopédia Wiki


No dia 13 de dezembro de 2010, Cuba deu início à propagação de toda a sua rica e singela história com direito até a uma exclusiva galeria de imagens. A promissora missão é fornecer uma visão descolonizada. Desta maneira, pode-se ter acesso a informações independentes dos países ricos. Se formos estudar o contexto histórico sob o ponto-de-vista dos americanos e europeus, estaremos diante de gigantescos acobertamentos devido a influência econômica e política que as grandes potências exercem sobre os mais fracos. 

Já contando com mais de 20 mil artigos, biografias e trabalhos acadêmicos, a EcuRed, como foi denominada, é independente e extremamente democrática. Para o Brasil e a América Latina, é um grande passo, pois finalmente teremos a nossa própria história contada por nós mesmos, dentro de nossa cultura. Se os nossos próprios livros de história estão repletos de hipocrisia como de que a antiga Europa colonizou a América e que em troca dos produtos daqui extraídos, trazia recursos para uma sociedade recém descoberta, como também que os Estados Unidos estão empenhados e trazer o desenvolvimento e a paz para o mundo, a enciclopédia cubana define o lar do Tio Sam como “o império do nosso tempo, que historicamente tomou pela força territórios e recursos naturais de outras nações, para os colocarem ao serviço dos seus negócios e dos seus monopólios”. Já o ex-presidente George W. Busch é "membro de uma família corrupta, trapaceira e envolvida com intrigas governamentais".

Os acontecimentos atuais são colocados de forma clara e direta, características essas não muito encontradas na mídia em geral, tendo em vista que estão até querendo condenar à morte o fundador do Wikileaks.

Não precisa ser muito inteligente para saber que quem manda em Cuba é Fidel Castro, então é quase que evidente que essa brilhante ideia tenha sido dele. Se você é contra o socialismo e o comunismo, sendo que nem sabe o que significam ou se sabe, essa é uma ótima oportunidade de sair das garras dos grandes monopolizadores do mundo selvagem que não se contentam em apenas tirar toda a força e dinheiro dos mais pobres, sugando cada vez mais o direito dos menos poderosos serem independentes, pelo menos na história. 


Para acessar a enciclopédia: http://www.ecured.cu
  

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Ótima sugestão mano. Parabéns pelo post. Uma pena que muitos políticos como Stalin tenham desvirtuado o verdadeiro socialismo, para uma forma de governo truculenta e autoritária.E como se não bastasse os capitalistas aproveitaram para divulgar na mídia apenas a faceta ruim deste sistema de governo . Uma pena. Mas quando tiver um tempo eu vou visitar a Wiki- Cuba, ok?.

    ResponderExcluir
  2. Camarada,
    Fidel é o símbolo maior da luta contra o imperialismo capitalista. Mesmo sofrendo com alguns problemas, Cuba sobreviveu e sobrevive. É a pulga na sola dos pés dos americanos.
    Em relação ao Stalin, concordo com o comentário do Lucas. Infelizmente ele confundiu as coisas olhando para o próprio rabo.
    Ainda bem que temos na lembrança e nas obras escritas, Karl Marx e Lenin. Esses dois sim, veradeiros ícones!
    E: Salute Fidel...
    Abraço

    ResponderExcluir

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!