Como Aprimorar Seus Estudos?


Nem sempre quando se obtém notas baixas em provas e demais avaliações é resultado da falta de atenção do aluno. As instituições de ensino costumam fazer a sua parte fornecendo informações e conteúdos programados, mas muitas se esquecem de instruir seus alunos na melhor maneira de estudar, afinal cada um tem mais habilidade para matérias específicas, enquanto tem uma dificuldade para outras. Isto passa despercebido, é como se cada um fosse obrigado a absorver informações e a partir disso tirar conclusões iguais para todas as matérias e assuntos. Se alguém tem facilidade para história, raramente terá a mesma absorção em matemática e física, ou seja, matérias que envolvam números, as chamadas exatas. A compreensão a cerca dos conteúdos estão diretamente relacionada como a forma que se estuda em casa, não bastando apenas ir à escola. Veja como aprimorar os seus estudos de uma forma direta e simples que se você se empenhar, terá sucesso:


 Tenha uma grande de horários

Estudar requer tempo e para isso tem que ter uma rotina. Nada melhor do que elaborar seu próprio horário de estudos relacionados com as disciplinas a serem estudadas ao longo da semana. Separe os dias que irá estudar, exemplo:

Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta e Sábado

Reserve no mínimo 1 hora de tempo para cada matéria, dando mais tempo para as que têm maiores dificuldades em compreender. Cada dia será composto com as devidas matérias fixas. O melhor é distribuí-las ao longo da semana dando preferência para as que serão dadas em sala naquele dia, tanto depois da aula quanto um dia antes. Assim se a aula de matemática for em uma sexta, separe a sexta e a  quinta para estudar esta matéria. Se tem dificuldade nela, separe mais horários, colocando 1 hora na sexta.

Exemplo de grade:

Segunda:  17:00/19:00h - Matemática
                19:30/20:30 - Física

Terça     17:00/18:00h - Geografia
                18:15/19:15h - História
                19:35/ 20:30 - Português

Quarta:    17:00/19:00h - Química
                19:30/20:00h- Literatura




Quinta:     17:00/19:00h - Matemática
                19:30/20:30h - Biologia

Sexta:      17:00/18:30h - Matemática
               18:45/20:00h - Física

Sábado  10:00/11:00h - História
                11:15/12:15h - Geografia
                12:30/13:30h - Biologia
                13:50/15:00h - Química
                15:15/16:00h - Português


Neste caso, o aluno possui maior dificuldade em matemática e física. Repare nos intervalos entre as matérias, que devem ter entre 15 a 30 minutos. Não adianta estudar sem intervalo, pois a concentração será muito baixa e não terá grande capacidade de interpretar e analisar os conteúdos.


Intercale as matérias

Para melhor absorção, o estudo deve ser contínuo, desde modo nada melhor que intercalar as matérias de acordo com a área. Matemática e Física são exatas, então dê continuidade entre elas. História e Geografia são humanas e os assuntos se intercalam, ou seja, são associados; a matemática e a física podem ter os cálculos interligados, deste modo, não fique preso somente na matemática ou na física, muito menos em história ou geografia.


Siga a rotina

Não adiantará nada se não cumprir os horários e os respectivos intervalos. Se em um dado momento não tiver mais conteúdos novos, revise tudo novamente. No começo irá achar que a carga de estudo é muito alta, mas ao longo das semanas irá se acostumar e até poderá esticar a grade. Ao surgir algum imprevisto ou outro compromisso mais importante, jamais deixe de cumprir o horário do dia, senão sempre terá algum evento urgente nos dias das matérias que não gosta. 


Tenha dúvidas

Muitos desanimam ao terem muitas dúvidas em uma determinada área ou disciplina. Você por acaso nasceu sabendo? É mais que normal ter dúvidas em algo que não tem facilidade. Converse com os professores das matérias no qual tem dificuldade e leve as dúvidas. Nas primeiras vezes se sentirá um chato, mas os professores irão gostar, pois se sentirão mais valorizados por você, justamente por verem que quer aprender. Não tema em pedir para o professor explicar novamente o que não entendeu durante a aula. É o dever dele, por isso um educador jamais pode deixar de explicar ao aluno, mesma que tenha ser 50 vezes, mas terá que fazê-lo entender. O que pode ser feito é separar um horário fora hora, para te explicar, muitas das vezes é um tempo no intervalo. 


Refaça as provas

As provas são elaboradas de uma maneira diferente das questões dos cadernos e livros, por isso são mais complexas e possuem maior nível de dificuldade. Ao refazer as provas, terá uma maior capacidade de entender os conteúdos interligados e consequentemente, maior facilidade nas próximas avaliações.



 Desligue a tv e estude longe do computador

Quando os computadores e a internet começaram a se popularizar, a maior desculpa para se comprar a máquina e ter a internet era que ambos serviam para estudar e realizar pesquisas. Hoje, a principal finalidade deles são de fornecer acesso ao orkut, facebook, msn, twitter, vídeos, músicas, salas de bate papo e blog. É certo que em determinados sites e blogs (como o Teorias do Leão da Montanha rsrsrs) você encontrará algo educativo e cultural, mas nada se compara a sentar e ler um livro. Então nada de ficar perto do computador ou estudar com a televisão ligada, senão no intervalo terá vontade de olhar os e-mails ou recados e acabará sugado pelo mundo virtual, assim como a tv. Ou estuda ou assista televisão.



Estudar é vencer

Quando achar que estudando estará perdendo parte da vida ou poderia estar fazendo outras coisas mais interessantes, tenha em mente que o estudo é o alicerce para um futuro promissor. Quanto mais se estuda, mais facilidade terá para o sucesso. Não deixe de se divertir com outras coisas e de ter amigos, mas saiba que estudando está vencendo na vida.


Você tem outras dicas? Deixe o seu comentário e bons estudos!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Tu tava sumido rsrsrs. Ótimo post. Amei a parte do blog rsrsrsrsrs . Á , eu estudo ouvindo música ( rock pesado, ou alternativo ), me ajuda me abstrair do mundo e me concentrar na matéria . Parece louco mas funciona de verdade depois que se tem um achegamento maior com a música. Claro, que serve apenas de auxílio, senão a pessoa acaba tendo isso como desculpa só pra escutar música sem o compromisso de estudar. A , um fato bem curioso que ocorreu comigo. A minha redação da 4ª avaliação de Sociologia tinha como o tema de responder a pergunta: " Por que que os jovens estão tão alienados em relação a políticia no mundo dos dias de hoje ? " Eu dei a resposta inspirada numa música do Green Day ( do estilo Opera/Punk Rock ), de nome "American Idiot" . Tirei 9.5 :P A nota da redação foi a máxima , junto com apenas uma outra redação de uma colega minha. Realmente nesse caso a música agiu como uma aliada. Até mais maninho. Boa sorte e muitos visitantes no seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Incrível como cada pessoa possui uma maneira de estudar. Minha época já foi...eheh...não havia internet para pesquisar ou blogar...mas tinha música boa para se ouvir.
    Um abraço e ótimo domingo.

    ResponderExcluir

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!