Amor e Revolução Pode Tirar a Televisão da Sarjeta


Ao acompanhar os programas de maior destaque das emissoras brasileiras não é difícil constatar que a cultura e assuntos de qualidade estão simplesmente cada vez mais raros. Mesmo com a mudança das grades e modificações dos programas mais tradicionais, é claro que falta muito mais para termos qualidade na tela da televisão. Quando o assunto é novela, a ausência de algo novo é maior. As histórias são iguais, os atores são os mesmos nos seus eternos papéis característicos; a moça que é a safada já fez os mesmos papéis em 10 novelas anteriores, junto com a vilã que no meio da trama vira boazinha e o homossexual enrustido que não se relaciona com homens e no final ninguém sabe se é homossexual ou hetero. As audiências das novelas, principalmente as da Globo, que sempre tiveram maior destaque em âmbito nacional estão em declínio e por mais que os produtores tentem parar a queda de audiência, ela só despenca. A meu ver, essa fórmula de fazer novela já está batida. O telespectador tem que fica o ano todo para ver o que já sabe desde os primeiros capítulos: o casamento no último capítulo do casal que foi separado a novela inteira por pessoas más, o pobre que vira rico e os vilões que simplesmente morrem, se dão bem ou fogem milionários para outro país. Se analisarmos a situação geral, Malhação, a novela das 6, 7 e 9 são uma bolha, todas as histórias giram entre si.

A única emissora que apresentou coisas novas nesses termos foi a Record, e mesmo assim até hoje não fez algo que pelo menos eu tivesse a curiosidade de assistir, afinal Mutantes não me atraiu tanto assim, apesar de ter um enredo um tanto diferente. Mas eis que o SBT, a emissora que nunca teve tanta tradição em produzir novelas, apresenta algo diferente e bastante rico em história, que é a novela "Amor e Revolução", tendo como tema a Ditadura Militar.

Pelo menos eu nunca tinha assistido a uma novela que tenha abordado esse período da história do Brasil, ainda mais tendo este o assunto principal. Por isso que acho que este trama tem tudo para tirar a televisão da sarjeta. Sarjeta pelo fato de não ter qualidade e muito menos aprendermos nada de útil com esses programinhas que dão audiência através da ignorância da população brasileira. Finalmente teremos a chance de sabermos mais da história do nosso país, vibrarmos com as perseguições dos militares sanguinários, torturadores dos comunistas e das pessoas que eram contra a ditadura, e como é de praxe, torcermos para que o casalzinho principal fique junto no final. É super importante que não só o SBT, mas outras emissoras invistam nos períodos históricos do Brasil, pois assim as novas gerações terão a chance de conhecer a própria história e as lutas do nosso povo. Os adolescentes e até mesmo as pessoas já adultas precisam saber que se não fossem as manifestações das pessoas nos anos 60, 70 e 80, não poderíamos falar e comentar qualquer coisa ou até mesmo escrever o que quisermos na internet, além de termos que conviver com perseguições e torturas de quem fosse contrário a tudo isto.  O elenco até que é conhecido, além de ter  a bela Joana Limaverde, que hipnotiza somente pelos seus olhares.



Amor e Revolução promete ser uma produção de alto padrão, pelo menos para o SBT, investindo no realismo das perseguições e torturas. No final de cada capítulo terá depoimento de alguém que participou deste período, nomes reconhecidos como Dilma Roussef , José Dirceu e outros guerrilheiros famosos estão garantidos. 

Porém, como nada é perfeito, Amor e Revolução está para ser exibida às 22:30, com estréia prevista para 5 de abril desde ano (2011). Acontece que for assistir, vai ter que encarar o sono no dia seguinte. É totalmente injusto esse costume das emissoras em exibirem coisas legais tão tarde ou no meio da madrugada. Quem é obrigado acordar às 6 ou até mesmo às 5 da manhã, terá que dormir um pouco antes da novela para não virar zumbi.

E falando de novela, a última que eu lembro que assisti pra valer foi Marimar, na reprise de 2004. Minha mãe e eu nos reuníamos rigorosamente na sala no horário de almoço para ver o aconteceria. Parecia um drama sem fim, mas eu ficava vibrado nas curvas de Thalia e naquela dancinha que ela dava na abertura. No fim das contas, ficamos revoltados porque assim que Marimar sabe quem é o verdadeiro pai, ele logo morre! [risos]



Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. A novela é de tortura, hello ¬¬''
    Não tem como eles passarem antes das 22h!

    ResponderExcluir
  2. Seus textos são bons gostei mesmo.
    Ah esse negócio do depoimento no final de cada capítulo imitaram viver a vida da tv globo que aliás passou para a população a realidade de muitos deficientes fisicos. Ah e se for voltar um pouco ai a fita, a globo também passou novelas falando da história do Brasil exemplo Sinhá Moça sobre a escravidão e outras que no momento não me vem a cabeça. É isso ^^

    ResponderExcluir
  3. Olá, parece que vai ser boa mesmo! Gostei quando disse que as outras gerações conhecerão esse pedaço sombrio de nossa história, até porque, li a algum tempo atrás, que alguns jovens acreditavam que os foram contra o regime militar eram vândalos, achei um absurdo isso, o cúmulo da falta de conhecimento da própria história, tomara que com essa novela esses jovens compreendam o que foi o Brasil a partir de 1964, e alguns dos anos seguintes. Ótimo post! Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Me parece uma boa dica, frente a fórmulas tão prontas e desgastadas.
    Obrigada por estar sempre no meu blog, volto.
    Abração
    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogpost.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto, é bom não esperar muito dessa novela pois como todos sabem ela vai falar mais de amor do que revoluçao, espero não ficar decepcionado vendo mais e mais cenas de amor, hoje em dia é só sobre isso que se fala em musicas e TV, vou ver alguns episodios, se for boa eu assisto tudo, faz tempo que não vejo novelas ^^

    ResponderExcluir
  6. Amei essa postagem. Me ajudou um bocado a abrir meus horizontes para assistir a outros canais de televisão. Curtia pra caramba também "Marimar".

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do que li aqui. Estou animada pra assistir a novela e acho também que programas de qualidade na tv brasileira são raros. No entanto, tenho que comentar uma parte do seu texto:

    "Pelo menos eu nunca tinha assistido a uma novela que tenha abordado esse período da história do Brasil, ainda mais tendo este o assunto principal."

    Tem uma novela que passou na Record em 2006, chamada Cidadão brasileiro, que eu vi e adorei.
    Foi uma novela que inovou em vários aspectos, não existia vilão ou mocinho, todos os personagens tinham algo de bom e de ruim, fazendo um retrato mais realista. Outro ponto inovador foi a trama, que como a novela "Amor e Revolução", era envolvida pela história do Brasil e também tratou de grandes questões humanas.
    O enredo se inicia no ano de 1954 e termina em 2006 junto a trajetória de vida do personagem principal, que passa pela ditadura militar, a ação dos guerrilheiros, movimento hippie, construção de Brasília, fim da ditadura e redemocratização.
    Para mim, a melhor novela que assisti até agora.
    Foi espetacular em sua essência, apesar dos problemas técnicos que a novela passou, como mudança de diretor, de horários e a falta de um envolvimento maior por parte da emissora.

    A novela Cidadão brasileiro foi também uma aula de história, mas acho que Amor e revolução vai focar mais na Ditadura e suas consequências, coisa que Cidadão brasileiro não explorou tanto, até porque foi uma novela que abordou acontecimentos de vários períodos.

    Essa é a abertura da novela:
    http://www.youtube.com/watch?v=XmkoJfpQzuM

    Enfim, espero que Amor e revolução consiga obter êxito para que assim se inicie uma nova forma de fazer novela, novela de qualidade, que discute questões e faz o povo pensar.

    ResponderExcluir

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!