Resultado da Enquete: Qual Foi o Melhor Presidente da História do Brasil?

Aberta em 18 de janeiro e finalizada em 20 de fevereiro de 2013, a enquete apresentou 52 votos. O leitor teve a opção de votar nos presidentes que mais se destacaram na história do Brasil, seja com reformas políticas, implantação de infraestrutura e restabelecimento da economia. Segue abaixo os resultados:


1º - Luiz Inácio Lula da Silva (27 votos - 51%)


Foi o presidente que realizou as maiores políticas assistenciais, promoveu o Brasil em extensões internacionais. Sua gestão foi marcada pelo PAC, baixo índice de desemprego e solidez da economia frente à crise econômica que atingiram a Europa e os Estados Unidos. Por mais que negue, quando assumiu presidência do país em 2002, recebeu um país que estava nos eixos através do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, inclusive se tratando do âmbito econômico. Ataca FHC por ter sido responsável pelas privatizações em diversos setores públicos, porém tanto o seu governo quando de sua sucessora Dilma Rousseff, fizeram a mesma coisa, seja com as rodovias, aeroportos, portos, estádios e boa parte das ações da Petrobras, planejando inclusive a dos Correios. Seu governo foi e continua marcado pelos maiores escândalos de corrupção jamais visto na história, inclusive sendo comandados por lutadores que na época da ditadura militar (1964-1985) eram da esquerda. Por mais que pessoas próximas estejam envolvidas no desvio ilegal de dinheiro público, como José Dirceu, José Genuíno, Delúbio Soares e Marcos Valério, quando questionado, desvia o assunto ou nega-o, aparentando que não tinha controle sobre aliados e executores mais próximos.


2º - Juscelino Kubitschek  (11 votos - 21%)


Quando assumiu a presidência em 1956, o Brasil era constituído por várias ilhas econômicas, onde o acesso pelos serviços públicos era dificultado pela falta de infraestrutura e incapacidade do governo. Até o seu governo, várias tentativas de desmembrar o território brasileiro a partir dos principais estados da federação foram realizadas, porém sem sucesso. Com o slogan: 50 anos em 5, foi responsável por tirar do papel o artigo da Constituição que mencionava que a capital do país deveria ser no centro do território, facilitando o poder de atuação das políticas públicas no imenso território do país e proteger a capital do Brasil. Assim foi feito, planejou e construiu a cidade de Brasília em cinco anos, implantou o setor automotivo, trouxe as principais empresas internacionais, pavimentou e construiu estradas e rompeu com o FMI. Após ser presidente, foi expulso do Brasil pelos militares devido à sua grande popularidade, que representava uma grande ameaça ao novo governo. Ao retornar ao Brasil em 1967, foi preso e impossibilitado de se eleger a qualquer cargo do governo militar. Mesmo com as acusações de corrupção por parte dos militares, Juscelino apresentou bens condizentes com os cargos assumidos - foi o único presidente que de fato teve que trabalhar após deixar o governo. Existem fortes indícios de que sua morte (1976) tenha sido realizada pelo Regime Militar.

3º - Getúlio Vargas (9 votos - 17%)


Governou o país em forma de ditadura, conhecida como Estado Novo. Assumiu o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, tendo se aproximado da Alemanha nazista, governada por Hitler, ao mesmo tempo em que estabelecia alguns laços com os Estados Unidos. É reconhecido como pais dos pobres devido à sua política que beneficiou a camada pobre da população e pela implantação dos direitos trabalhistas. A versão oficial de sua morte aponta suicídio, porém esta versão é contestada por alguns historiadores. Mesmo após meio século de sua morte, apresenta grande popularidade.


4º - Fernando Henrique Cardoso  (5 votos - 9%)


Assumiu um país falido pelo Regime Militar e um período no qual a troca da moeda era frequente, sendo responsável pela implantação do Real. Em seu governo, privatizou vários serviços públicos e pegou empréstimos com o FMI. Por esses motivos, apresenta baixa popularidade se comparado aos demais presidentes.


Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!