Identidade Roubada - Livro


Autora: Chevy Stevens
Páginas: 255
Editora: Arqueiro

Sinopse: Annie O' Sullivan levava uma vida pacata. Aos 32 anos, a corretora de imóveis de Clayton Falls, no Canadá, tinha um emprego estável, um namorado atencioso e uma bela casa com um cachorro. No entanto, uma grande surpresa a aguardava. Annie  iria conhecer o homem que mudaria sua vida. Depois de passar o domingo em um plantão de vendas de um imóvel, ela se preparava para ir embora quando o viu se aproximar. Sorridente, com olhos azuis, parecia o cliente ideal: simpático e disposto a fechar negócio. 

Mas por trás do sorriso amigável se escondia um psicopata. Após dominar Annie, o homem a levou para um chalé isolado nas montanhas, onde a manteve prisioneira durante um ano. No cativeiro, ela era obrigada  a cumprir uma rotina doentia, como dormir ao lado de seu algoz, ir ao banheiro em horários rigidamente determinados e usar sempre o mesmo tipo de vestido.

Depois de fugir do chalé, Annie luta para voltar a ser uma pessoa normal. Porém o trauma a impede de ser reaproximar dos amigos e faz com que desenvolva comportamentos compulsivos, como vistoriar obsessivamente as portas e janelas de casa e só conseguir dormir dentro do closet.


"A segunda vez que ele tentou me estuprar, não me mexi, não chorei, apenas encarei a parede do quarto. Se eu não reagisse, ele não conseguiria uma ereção. Algum tipo de socorro devia estar a caminho. Eu só precisava aguentar firme até que a ajuda chegasse. Então, a despeito do que ele fizesse comigo, eu contava ou pensava em aviões, e ficava parada, como uma boneca de pano. Ele agarrou meu rosto, olhou diretamente nos meus olhos e tentou introduzir o pênis flácido dentro de mim. Contei até as artérias visíveis em seu globo ocular. O pau dele ficou ainda mais mole. Ele gritou, exigindo que eu o chamasse pelo nome. Como eu não atendi, ele socou o travesseiro bem ao lado do meu ouvido, urrando: "Sua cadela imbecil! Imbecil!", a cada soco."

Classificação: Ótimo (Ruim, Regular, Bom, Ótimo)

Avaliação: O livro chama atenção por ter seus capítulos divididos em sessões psicoterapêuticas, onde a personagem principal (Annie) narra sua história, medos e desafios à sua psicóloga. A escritora Chevy Stevens destaca-se pelo seu estilo impactante, escrevendo detalhadamente as torturas psicológicas, ressaltando os traumas desenvolvidos e vivenciados por Annie mesmo após conseguir fugir do chalé. Progressivamente é possível perceber os avanços e as mudanças nos comportamentos da personagem através do tratamento Psicológico. Além de ser um suspense muito bem trabalhado, mostra o drama na falta de preparo da família e amigos em lidar com toda a situação vivenciada pela vítima e o intenso assédio da imprensa. A personalidade de Annie muda drasticamente. Sua rotina, sentimentos, conceitos de amizade e laços familiares são modificados após ficar um ano em cativeiro. No primeiro momento, nem a própria consegue lidar com tudo isso, e conta com a sua Psicóloga para ajudá-la nas crises. O ponto mais emocionante foi quando a bebê dela falece, por culpa do sequestrador. Ela sequer soube onde o corpo da filha foi enterrado, a única coisa que lhe sobra é uma manta que ela usava para cobrir a bebê. 


"Ele me entregou a bebê, acendeu a luz e começou a se vestir. Não entendi porquê. Estava na hora de levantar? Por que ele não dizia nada? A neném estava quieta em meus braços, e afastei a manta que cobria seu rosto. Pela primeira vez em dias, o rosto não estava contorcido de dor, nem parecia vermelho ou suado. Mas a palidez não era normal, e a boquinha de botão estava azulada. As pálpebras também estavam azuladas. Os sons que o Maníaco fazia ao se vestir eram amortecidos pelo ruído da minha pulsação, que chegava aos meus ouvidos, e então tudo se calou em minha mente.

Quando toquei o rosto da bebê com minha mão fria, notei que estava ainda mais frio. A menina não se mexia. Encostei o ouvido à boquinha e me peito se contraiu, como se os pulmões lutassem para absorver o amor. Eu nada ouvia. Nada sentia. Então encostei o ouvido àquele tórax diminuto, mas o único som era do meu coração disparado."


Além de ser sequestrada, estuprada quase todas as noites, ter uma filha, vê-la morrer e ser obrigada a matar o maníaco para conseguir sua liberdade, Annie vai descobrindo que existiu muito mais que uma coincidência para ser escolhida a viver esta história traumatizante. Isto faz do livro ser ainda mais legal, pois existe um desdobramento após ela fugir. Não termina quando ela escapa, como é muito comum nos demais livros e filmes do gênero. É iniciado mais outro suspense, a investigação para saber porque o maníaco a selecionou. Como se não bastasse passar e vivenciar seus traumas, Annie vai ter que lidar com a descoberta de que sua mãe pagou para que ela fosse sequestrada por uma semana, porém o sequestro foi estendido por um ano.

O único ponto negativo é a ausência de uma fala sequer de sua Psicóloga. Durante todo o livro, as consultas contam exclusivamente com a fala da Annie, ela mesma pergunta e responde. 


Informações Técnicas

 

Título Identidade Roubada
ISBN 9788580410129
Páginas 256
Edição
Tipo de capa BROCHURA
Editora Editora Arqueiro
Ano 2011
Assunto Literatura Estrangeira-Romances
Idioma Português
Código de Barras 9788580410129

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Oi! Vi seu comentário no meu blog e vim retribuir a visita! Obrigada por me seguir e já estou te seguindo tb, viu?! :)

    Esse livro parece ser bem pesado... Não é o tipo de leitura que eu procuro atualmente, mas com certeza tem suas qualidades!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  2. Parece ser mesmo muito interessante essa história! Seguindo aqui e obrigada pelo comentário deixado no meu blog.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. olá vim retribuir sua visitinha sou lá do atrevidinha star, seguindo.
    http://atrevidinhastar.blogspot.com/

    ResponderExcluir

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!