Centro de Valorização da Vida (CVV)


De acordo com a OMS, estima-se diariamente cerca de 3 mil pessoas comente o suicídio em todo mundo. Infelizmente estes números crescem ano após anos, de forma que alguns serviços de prevenção e combate tornam-se essenciais para evitar que as pessoas tirem suas próprias vidas. No Brasil, temos o Centro de Valorização da Vida (CVV) operando desde 1962. Ele atualmente se consagra como a maior e mais antiga entidade sem fins lucrativos do Brasil. Opera 24 horas através de aproximadamente 45 postos espalhados pelo país com seus 2.400 voluntários, que atendem mais de 1 milhão de ligações todos os anos. 

 Seu grande e maravilhoso objetivo é fornecer apoio emocional para quem quer ser ouvido, estando em situação de abalo ou confusão emocional. O grande diferencial é que o atendente é um voluntário disposto e treinado para ajudar. Ele vai te ouvir sem pressa, orientar emocionalmente sem fazer julgamentos, prezando a valorização, acolhimento e sigilo. Assim as pessoas podem compartilhar seus sentimentos e experiências com total segurança. Não fornece aconselhamento, desta forma ajuda o usuário a organizar seus sentimentos através da psicologia humanista de Carl Rogers.


Se você está se sentindo sozinho e não tem ninguém com quem possa conversar e se abrir ou passando por um momento de perdas, de não aceitação pela sua família ou círculo social, ligue gratuitamente do seu celular, telefone fixo ou público para o número 141. O CVV também oferece atendimento através de e-mail.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi, Leão da Montanha!
    Associamos o suicídio a uma pessoa triste, mau humorada... vemos que em grande parte dos casos a pessoa alegre e tranquila está sofrendo por dentro.
    Uma vez vi uma entrevista com um padre onde ele dizia que era preciso ter coragem de perguntar para as pessoas que amamos, de vez em quando, se elas estão felizes. Procuro fazer isso às vezes com meus amigos e familiares, enfim, para me certificar de que o que estou percebendo é real e ver o que posso fazer para tornar aquele momento duradouro.
    Parabéns pela divulgação do Centro de Valorização da Vida!
    -----
    Obrigada pela correção do banner/bilhete - Se já agradeci antes, estou agradecendo de novo :) Infelizmente não teve como corrigir, pois ele já se espalhou errado. Ninguém mais percebeu! (rs*) Você é bastante observador!
    ----
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Que triste.
    Infelizmente é um problema que não tratado.
    E o maior número de ocorrências é domingo a noite.

    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!