Preferências Atuais de Lazer dos Jovens e Crianças: A Desvalorização dos Lugares Naturais e Históricos


Se na década de 1980 eram poucas as crianças que podiam ter um videogame, grande fenômeno e novidade para o Brasil na época, hoje raro é ver alguma criança sem contato com algum tipo de jogos eletrônicos. Seja da classe rica ou empobrecida, todos os brasileiros possuem celulares, notebook, videogames ou demais aparelhos que visam o entretenimento. Mas como essa nova cultura atual que está acontecendo neste exato momento nas ruas e residências de todo o mundo estão influenciando os hábitos e as preferências da juventude?

A televisão chegou ao Brasil em 18 de setembro de 1950. Ao longo deste tempo as crianças passavam maior parte do dia assistindo desenhos animados, programas infantis e filmes. O aparelho televisor era considerado a babá preferida das mães devido ao seu poder de obter a concentração dos menores durante as manhãs e tardes. Apesar disto, passeios ao ar livre, clubes de escoteiros, piqueniques e acampamentos eram as principais atrações nos períodos de férias escolares. O que mudou desde então? Pode-se destacar inúmeros fatores que ocasionaram a perda dessas preferências. Entre eles, a infraestrutura que não acompanhou a demanda. A degradação dos espaços já existentes apropriados para estes fins e ainda a ausência de planejamento para a realização e organização de eventos, visando a atenção dos jovens para os lugares com maior contato com a natureza e história do país.

Leia: A Importância das Construções Históricas

Fazenda Engenho Novo - São Gonçalo
Quinta da Boa Vista - Rio de Janeiro
Um grande exemplo que pode elucidar este assunto é a Quinta da Boa Vista, localizada no bairro de São Cristóvão, cidade do Rio de Janeiro. Por décadas foi o espaço mais procurado para os pais levarem seus filhos nos finais de semana, hoje sofre com o desinteresse de grande parte do público jovem, contribuindo ainda mais para a degradação e o descaso do poder público. Para ir de automóvel, é necessário chegar antes das nove horas da manhã para conseguir estacionar. Entretanto o mesmo não acontece nos shoppings, que absorvem a gigantesca demanda em qualquer parte do dia.

Leia: O Solar do Jambeiro

O uso da tecnologia é inevitável diante das necessidades do dia a dia. Sua praticidade, versatilidade e rapidez contribuem para o aumento de sua utilização. É possível concluir que o desuso de lugares naturais e históricos se deu paralelamente com a utilização cada vez mais expressa de aparelhos eletrônicos, englobando jogos eletrônicos e redes sociais. Visando a preservação e a valorização dos bens naturais e históricos, a integração destes lugares com a tecnologia despertaria a atenção dos jovens para estes locais. Para isso é necessário investimentos públicos e privados no que diz respeito a infraestrutura, elaboração e realização de eventos destinados a jogos eletrônicos e redes sociais, como torneios de jogos on-line, pontos de encontros para usuários de redes sociais, exposições de novidades do mercado de games e feiras tecnológicas. Estas medidas não somente atrairá investimentos para os espaços notórios pela biodiversidade e riquezas culturais como também despertará a atenção do seguimento jovem para a importância do uso e conservação de tais locais.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Gostei do texto, é bem verdade os jovens hoje vão para shoppings e esquecem dos lugares abertos, Eu passei grande parte da infância em lugares fechados e vendo tv do que me divertindo, e sinto que isso faltou e muito na minha vida.

    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto e concordo com tudo!
    Beijos e fique com Deus!
    Batom De Framboesa

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu amo lugares históricos. Acho uma tristeza eles serem tão desvalorizados.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!