O autor


O autor
Meu nome é José Eduardo Testahy dos Santos Júnior. Tenho 26 anos. Sou formado em Psicologia (CRP: 05/47624) e atuo na área clínica com a Terapia Cognitiva Comportamental. Moro em Niterói, Rio de Janeiro. Atualmente clinico no Instituto de Saúde Mental e do Comportamento (www.ismc.com.br). Sou colunista da seção de Psicologia do jornal gonçalense Nosso Jornal (http://nossojornal.org/).

Contato: testahy.psicologia@gmail.com


Apresentando trabalho sobre Adicção (Vício) à Internet no I Congresso de Saúde Mental e Comportamento (Psicologia, Educação e Interfaces) - 2015

Com o teólogo, escritor e professor Leonardo Boff  no I Congresso de Saúde Mental e Comportamento (Psicologia, Educação e Interfaces) - 2015

Com o maior dublador brasileiro e comediante, Orlando Drummond - 2013

Com um dos maiores nomes do circo mundial, Orlando Orfei - 2013
Objetivo
O meu objetivo é proporcionar conteúdo que estimule o bem-estar, cultura e reflexões.

 Testahy
O nome Testahy surgiu no início do século XX, através de uma adaptação para o português do nome original Testaì. Este é um nome raro de origem italiana, mais precisamente das cidades de Catânia e Enna. Significa vaso de terracota. No Brasil, a história começa com a intensa migração dos italianos para a América. Pedro Testaì - nascido em 1880 - na cidade de Centuripe, amava a jovem Ignácia Toscana - nascida em 1884 - na cidade de Catânia. A família dela resolveu cruzar o oceano Atlântico em busca de melhores oportunidades. Também se deparando com severas dificuldades e seguindo o exemplo de alguns familiares, Pedro resolve sair da Itália em busca do seu amor e também de uma vida nova. Desembarcou na Argentina, estabelecendo-se com ajuda de alguns parentes que já haviam se instalado na região. Após um breve período em solo argentino, decide ir para o Brasil, se mudando para o Rio Grande do Sul, também permanecendo por um breve período. A bordo de um outro navio, desembarca em São Paulo. Insatisfeito por não ter encontrado Ignácia, resolve partir para o Rio de Janeiro, desembarcando na Ilha das Flores, na cidade de São Gonçalo. Este era o destino final da maioria dos imigrantes italianos que escolhiam o Brasil para ser seu novo país. Finalmente consegue encontrar Ignácia Toscana, que imediatamente aceitou o pedido de casamento de Pedro. Casaram em 1901, na cidade gonçalense. Como Pedro havia aprendido com seus familiares, ainda  na Itália, a extração de carvão, muda-se com Toscana para a cidade fluminense de Quissamã. 

Após um longo tempo de trabalho árduo, conseguem superar as dificuldades financeiras e compram algumas terras em Itaboraí e onde atualmente é o bairro Paraíso, em São Gonçalo. Como de costume nas primeiras décadas do século XX,  a grande maioria dos nomes italianos eram modificados de forma a se adequar à língua portuguesa, sendo "abrasileirados". Com isso, os últimos dos dez filhos de Pedro foram registrados com o sobrenome Testahy, enquanto que os primeiros filhos foram como Testaí. Estas mudanças também foram realizadas em nomes de cidades e bairros do estado de Rio de Janeiro; o bairro niteroiense Icaraí, nesta mesma época era escrito como Icarahy.

Certidão de casamento (1901)  de Pedro Testaì e Ignácia Toscana. Detalhe para o erro do escrivão que escreveu Testtai



Certidão de óbito (1955) de Pedro Testaí. Detalhe para o nome escrito certo. Posteriormente, seu filho José Testaí, declarante desta certidão, passou assinar como José Testahy, como a grande maioria dos seus irmãos



Certidão de casamento (1952) de Joselina Testahy,  minha avó paterna. Ela era filha de José Testaí. Nesta certidão, tanto ela, quanto o seu pai, estão como Testahy.

2 comentários:

  1. Oi, José Eduardo!
    Adoro as Histórias de família.
    Uma história bem romântica do patriarca da família
    O Patriarca da minha família - André do Valle Ribeiro, não conheço os motivos que fizeram chegar ao Brasil, mas também existe uma História que você pode encontrar na internet, se interessar.
    Agora sim, sei o significado! Achei que fosse alguma empresa patrocinadora! (rs*)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. mflores.moraes@hotmail.com19 de novembro de 2014 15:21

    Olá , José Eduardo ! Boa tarde!
    Favor entrar em contato com urgência com à Clínica Odontológica Alan Rivera .
    O Dr .Alan Rivera necessita falar com urgência contigo , o telefone para contato : 2621-5053/2613-3644.
    Desde já , agradeço .
    Mônica.

    ResponderExcluir

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...