Exercícios Para Viver Mais e Evitar o Envelhecimento

Você também deve comparar pessoas com idades avançadas com aquela barriguinha avantajada e  ombros ovais e uma outra pessoa com a mesma idade com corpo firme, definido e uma boa postura, bom, a grande diferença é a prática dos exercícios. O número de academias no Brasil continua crescendo - e olha que nos anos 80 e 90 isso era só para os ricos, e independente da condição financeira sempre tem uma academia mais barata e que proporciona a mesma eficiência em equipamentos. Se você que já tem uns aninhos a mais (50, 60, 70, 80, 120...) e acha que já está tarde, tire isso da mente porque não existe idade ideal para a prática e faz bem para todas as idades. Crianças também podem fazer e esquecer o mito que diz que malhar atrapalha o crescimento, pois isso acontece somente quando se faz mais do que deveria e com uma carga (peso) maior que o corpo deveria suportar em tais circunstâncias - quem irá avaliar isso será o professor. Mas hoje não existe somente musculação como referência, apesar de ser a predominante entre os homens, mas há também pilates, hidroginástica e até a natação conta. Consulte o seu cardiologista e saia do sedentarismo. Confiram os benefícios da musculação logo abaixo:

  • Previne a osteoporose: a musculação produz estímulos que desencadeiam reações químicas sobre os ossaos. Essas reações fazem com que a ossatura absorva melhor o cálcio, contribuindo para a boa formção da massa óssea.
  • Aumenta a massa magra: com a prática da musculação, a chamada massa magra (tecido muscular) aumenta, à medida que a gordura diminui, já que esta é a fonte de energia para a realização dos exercícios. 
  • Ajuda a emagrecer: foi-se o tempo em que o conceito da musculação era apenas para ficar musculoso. Ela também ajuda a queimar as gordurinhas que estão sobrando no corpo. Um iniciante pode gastar cerca de 300 kcal/hora com a musculação.
  • Combate à flacidez: a musculação trabalha os grupos musculares separadamente, por meio de contrações e estiramento das fibras musculares. Com a prática do exercício, os músculos recebem mais nutrientes, e a musculatura vai se tonificando, assim como as fibras musculares vão se tornando mais espessas.
  • Melhora a postura: com a prática da musculação, a pessoa tonifica a musculatura dorsal e consegue ficar com a postura correta.   
  •  Além disso, problemas como lordose, cifose e escoliose podem ser amenizados. Vale ressaltar que a musculação não trata problemas graves de coluna, mas sim os vícios de postura 
  • Evita lesões musculares: como os exercícios são feitos em aparelhos, o risco do praticante sofrer uma lesão é mínimo.  
  • Diminui os níveis do colesterol: a musculação ajuda a diminuir o colesterol devido ao gasto de energia. Isso porque a prática de exercício auxilia a aumentar o calibre das artérias, fazendo com que o fluxo sangüíneo fique mais forte e consiga levar os resíduos que se acumulam na artéria.
  • Modela: como a musculação causa microlesões na musculatura, o tecido muscular dá um estímulo para que pequenas reações bioquímicas aconteçam para a reparação das mesmas e, dessa forma, os músculos vão ganhando novas formas, mais definidas. 


Assista o vídeo do ator e escritor Sylvester Stallone malhando aos seus 62 anos e em seguida o querido Orlando Drummond aos seus 92 anos de idade:

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!