Conquistar a habilitação representa ter a capacidade de dirigir, a possibilidade de liberdade e ficar livre do transporte público, mesmo que seja nos finais de semana. Além das altas taxas (DUDA, Exames Psicológicos e Oftalmológicos), existe aquela pressão na hora da prova prática, onde muitos já erram na baliza. Para os vitoriosos que vão ao Detran buscar a tão sonhada carteira de motorista, os desafios apenas estão começando. O medo de bater ou sofrer um acidente mais sério, as dúvidas, o pânico do trânsito maciço e violento, fora o temor do guardinha que a qualquer momento pode te multar fazendo você perder a provisória e passar por toda aquela jornada novamente. Não estou sendo contra as aulas, muito menos a burocracia, mas para quem apenas busca o direito de dirigir, três ou dois meses parecem uma eternidade. E olha que quando se está habilitado, a pessoa aprende cerca de 40 dos 60% que aprenderá na prática. Para quem já deu o grande passo de ser aprovado na prova prática, vou falar um pouco sobre o que aprendi e continuo aprendendo. São coisas essenciais que irão te ajudar na hora do medo e quando perceber que ainda não tem muita prática:
Não desista se for reprovado na prova prática. Ser aprovado depende muito mais do humor dos avaliadores do que em sua capacidade de fazer a baliza e o percurso de modo correto. Se for reprovado, não tema em fazer mais algumas aulas e tentar novamente. Muitas vezes a reprovação acontece não devido ao erro, mas sim porque os avaliadores não são fiscalizados e sabem que eles é que mandam e na verdade estão cansados de fazerem sempre a mesma coisa. O grande lance é não ser os primeiros e nem os últimos a fazerem a prova. No começo eles estão atentos a tudo, qualquer erro, eles anotam. No final eles já estão cansados, então é mais fácil nem te deixarem sair da baliza para vir logo o próximo ou de no meio do percurso te reprovarem e assumirem o carro apenas para acabar mais rápido.
Dirigir é uma arte, desde que se tenha respeito com os outros e seus próprios limites
Leve a sério as teorias das aulas, elas serão de fundamental importância para a melhor compreensão da prática
Observe os motoristas, principalmente os de ônibus. A minha parte teórica eu aprendi praticamente prestando atenção em como se passava a marcha, onde ficava a embreagem, a sintonia dos pés. Basta sentar atrás do motorista ou no banco alto ao lado dele que você aprenderá muita coisa. Fique atento também para as ruas, na maneira como fazem um cruzamento de grande movimento.
Faça um teste em um simulador de games para ter uma rápida noção da prática. Isso não chega nem aos pés das aulas práticas, porém os simuladores são próximos do real, então serve para ter uma base de como passar as marchas e embreagem, que são os mais críticos de se aprender.
Faça o máximo de aulas práticas. Tenha em mente que se está na auto-escola, tem que aprender a dirigir nas ruas, não apenas no percurso onde as provas são realizadas. O número de aulas são poucos , afinal o grande objetivo fazer o que é crucial aprovação (baliza e o percurso), fora que o preço das aulas extras são caras. Mas para que isso não tenha importância, escolha um instrutor um pouco mais velho, seja amigo dele e faça as aulas por fora. Na maioria das auto-escolas, eles levam o carro pra casa, então é só marcar com ele. Se o preço normal for 50, ele poderá fazer por 20 ou 25 reais (só pra ter uma noção da diferença).
Quando começamos a dirigir ficamos felizes, mas quando tem que estacionar aí dá até um arrependimento de ter saído, mas nessa hora não se preocupe, não ligue para os outros e faça o mais difícil. Se puder e estiver em um estacionamento mais calmo, estacione nos lugares mais apertados e complicados, assim ganhará prática muito mais rápido e quando pegar as vagas normais em uma rua onde se tem que ser rápido, terá grande facilidade.
Não deixe os outros te descontrolarem. O que não falta é gente para buzinar, criticar, xingar e ofender a sua mãe. Não ligue para isso, quando fizer alguma barbeiragem, assume a culpa, se puder peça desculpas e não se afobe, pois na pressa é que tudo dá errado. Dependendo pode dar até vontade de largar o carro no meio da rua e fingir que você não é você (risos). Encare seus erros, nas primeiras vezes parece que os erros são apenas seus e que ninguém mais erra, mas com o tempo verá até que os profissionais erram algumas vezes.
Seja amigo no trânsito, principalmente dos motoristas de ônibus e caminhões. Os veículos grandes precisam de mais espaço para manobras normais do trânsito e qualquer apressado no seu carrinho pode ter prejuízos ao bater nos maiores. Isso é muito comum nas curvas um pouco mais fechadas (jamais faça uma curva junto com um veículo maior que o seu) e quando o ônibus está saindo do ponto e indo para a sua faixa para seguir caminho. Tenha em mente que quanto maior, menos visão o motorista irá ter. É muito mais seguro dar uma reduzida e dar a preferência a eles e ainda ganhar umas setas de agradecimento do se arriscar e dar uma de dono da rua.
Um serviço muito útil aos que possuem habilitação é fazer aulas específicas para aprender a dirigir no dia-a-dia e não para passar na prova prática, como ensinam na auto-escola. O Bené Instrutor disponibiliza esse serviço e busca o aluno em casa: http://beneinstrutor.blogspot.com
(DDD 21)
Não faz muito tempo que tirei a carteira de habilitação.
ResponderExcluirNo dia da prova e com o resultado eu parecia uma criança heheh
Felicidades sempre para você.
Abração grande daqui.
http://soucalcanhardeaquiles.blogspot.com
Muito Boa sua postagem.
ResponderExcluirObrigada por citar meu trabalho, eu o faço com muita dedicação.
Abraços Bené!!!