Orlando Orfei: O Homem do Circo Vivo - Filme


Foi com muita alegria, honra e felicidade que recebi o convite para assistir a avant-première do documentário que narra a trajetória da maior referência mundial no mundo circo, Orlando Orfei: O Homem do Circo Vivo, exibido no Unicirco de Marcos Frota no dia 24 de novembro de 2013. Ele é considerado um dos melhores domadores que o mundo já viu, sendo também reconhecido por inovar o circo. Foi o primeiro domador a usar o amor e o carinho nas apresentações com animais, além de ser pioneiro no modo de fazer marketing e publicidade no circo utilizado em todo mundo até os dias atuais. Idealizou a propaganda nas ruas através de carro de som e desfile com animais, o sistema de aquecimento para circos no inverno, a primeira lona de plástico substituindo a de algodão. E é responsável por um dos números mais lindos, as Águas Dançantes. Orlando nasceu na Itália e aos 7 anos de idade começou a trabalhar no picadeiro. Herdou um circo do seu pai que estava em ruínas e com seu modo carismático de apresentação com os animais, começou a ganhar fama.

Assista as Águas Dançantes

Em pouco tempo se tornou um ícone no país, atraindo a atenção do cinema e televisão como dublê, ator, escritor e pintor. Foi admirado por muitos artistas italianos, entre eles Federico Fellini.  Foi recebido também pelos Papas, Pio XII, Paulo XVI e João Paulo II. Mas foi o Papa João XIII, que ao recebê-lo 5 vezes disse-lhe, - Orlando, o teu trabalho é um apostolado de paz, continua a levar ao mundo às famílias cristãs a alegria. Ao iniciar uma turnê no Brasil em 1968, fica apaixonado pelo país e decide fazer daqui seu lar. A partir de então começa sua jornada que marca a história e cultura brasileira com o circo Orlando Orfei, passando também por muitos países da América Latina. Em 1972, outra grande inovação: a idealização e construção do parque temático Tivoli Park, montado na bela paisagem da lagoa Rodrigo de Freitas - Rio de Janeiro. O parque chegou a ter 15 mil frequentadores nos finais de semana e Orlando se consagra como o maior nome do entretenimento no Brasil. Por decisões políticas, o Tivoli foi obrigado a encerrar suas atividades em 1995, acarretando em um grande declínio financeiro com a indenização de suas dezenas de empregados. Aos poucos Orlando começa a reerguer com seu circo, mas é atingido por outro golpe, a proibição do uso de animais. Sem eles, o circo perde sua força e encerra suas atividades em 2008. 



O documentário agrada muito por mostrar a atual dinastia italiana dos Orfei, resgatando suas origens, mostrando os seus familiares que estão na Itália, mantendo a referência no circo e nas apresentações com os animais. Esse fator acrescenta muito em uma produção brasileira, que geralmente é de baixo custo e fica limitada somente em fazer gravações regionais. É impossível não vibrar e se emocionar com os depoimentos e registros de fotos e vídeos dos familiares italianos e do próprio Orlando. É um documentário essencial para quem gosta de circo, admira arte, faz parte da área de comunicação social ou simplesmente quer conhecer a história do mundo circense. Com narração de Werner Shünemann e trilha sonora de BNegão, Rodrigues e Pedro Selector.

Leia: Os Animais de Circo e as Ongs

A iniciativa de fazer um documentário que aborda a vida de uma pessoa de grande importância para a cultura circense mundial e que atualmente encontra-se esquecido tanto pela mídia quanto por grande parte do público que não viveu sua época de auge, estabelece importância e abre caminhos futuras produções do gênero. Nesse aspecto, podemos refletir o exemplo das grandes produções norte-americanas que retratam personalidades históricas, como o filme Ray, Sete Dias com Marilyn, Lincoln, entre outros. Ou seja, temos no Brasil um cinema que está caminhando para o seu ideal. Personalidades como Orlando Orfei obrigatoriamente tem que ser retratada no cinema, retratando a época, como "Águas Para Elefantes". Além de um tema interessante, este documentário tem toda a capacidade técnica para fazer ser exibido nos cinemas.

Fico extremamente feliz pela finalização dessa obra de arte cinematográfica muito bem dirigida e idealizada por Sylas Andrade, com o Orlando Orfei em vida. Estar com essa lenda viva marca minha vida para sempre. 

Meus agradecimentos ao meu amigo e admirador David Avelar pelo especial convite.

Avaliação: Ótimo (Ruim, Regular, Bom, Ótimo)

Com Orlando Orfei

(Com Marcos Frota)
                                
(Com David Avelar)

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. nossa que super chique! esses eventos são ótimos, né? a gente além de conhecer outras formas de cultura está sempre bem antenado das novidades e pode trocar experiências, obrigada pela dica!
    vi que deixou uma dúvida em meu blog, respondendo: você recebe os livros gratuitamente, basta fazer o cadastro no site e esperar pela encomenda que chega a sua casa até 25 dias depois!
    http://ww2.itau.com.br/itaucrianca/

    ResponderExcluir
  2. Quando menos lembro vagamente de ter ido no circo dele.
    Era famoso, mas ainda não tinha esta tradição.
    É uma autoridade, um ícone no mundo circense.

    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou te seguindo!
    Beijos da Cássia :*
    Fique com Deus!
    www.nosolhosdequemviu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. poxa... que legal... fiquei feliz por vc... e achei demais!

    beijos da Leidy
    http://www.tralhadarede.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que legal!
    Gatinha estou atualizando o meu canal no youtube com vídeos semanais, visite e se gostar se inscreva, beijinhos <3
    Canal: http://www.youtube.com/user/isabelyrogrigues
    Blog: http://fasesdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, fiquei com muita vontade de ler algumas coisas, super me interesso por esses assuntos.
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!