Depressão e o Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI) | Análise Psicológica (Seu Mundinho)

Neste vídeo faço uma análise do episódio Cada Um Vale Pelo Que É (1978), do Chapolin Colorado. Nele, o aposentado Seu Mundinho (Ramón Valdés), com evidentes sintomas de Depressão, permanece o dia inteiro sentado na poltrona assistindo televisão, tornando-se fã do programa Chapolin. Por não ter uma ocupação e se sentir inútil, ele passa a viver como se fosse o herói em pessoa, chegando a ficar agressivo quando é contrariado. Apresentando sintomas do Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI), conhecido anteriormente como Transtorno de Personalidade Múltipla (termo atualmente em desuso), explico como ele acontece, os fatores que levaram Seu Mundinho a vivenciá-lo e a importância da valorização do eu e da própria história para o alívio dos sintomas.

Também é possível perceber como a ausência de humanização e percepção holística do psiquiatra (Édgar Vivar) impossibilita a intervenção médica e, consequentemente, o tratamento.


#Chapolin #Transtorno #Personalidade ► Agende sua consulta on-line com preço acessível. E-mail para contato: testahy.psicologia@gmail.com ◄
► Instagram: https://www.instagram.com/j.e.testahy.jr ◄
► Facebook: https://www.facebook.com/TestahyOficial ◄ ► Blog: https://www.testahy.com.br ◄

Comente com o Facebook:

Um comentário:

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!