Aprendendo nas Férias


Durante um ano super corrido e trabalhoso onde uns estudam, outros trabalham e alguns concilliamos os dois, nada melhor que a época de dezembro e janeiro, no qual muitos podem tirar a tão merecida férias. Sempre achei  que um único mês no meio do ano não é suficiente para descansar, e juntando este com os outros dois meses, o período de férias é mal distribuído, pois no geral deveríamos ter mais de um intervalo para praticamente todo o ano. Assim, temos apenas três meses de férias contra 9 para fazermos nossas tarefas. 

Mas quando passa dezembro e janeiro já se iniciou, o estudante já começa a querer ir à escola. Sente falta dos amigos, do próprio colégio, das aulas preferidas, daquela aglomeração de pessoas da mesma faixa-etária e ansiedade para começar a usar os cadernos e os livros novos (acontecem também com os universitários). Porém quando finalmente começam as aulas, o ritmo ideal dos estudos não é alcançado em fevereiro, tendo grandes chances de ter notas baixas na primeira etapa de provas. Isto acontece porque em fevereiro o estudante, seja do primeiro grau, ensino médio ou superior, não está mais acostumado a estudar em casa e até mesmo sua atenção não está treinada para se concentrar como deveria durante as aulas. 

Depois de descansar, sair e se divertir, as férias passa a se tornar relativamente chata para quem estuda, aí resta assistir todos os programas de televisão desde manhã até a noite, isto quando não fica vagando todo o dia e pelas madrugadas adentro na internet. O que é muito bom fazer neste período é pegar todas as matérias do ano que se passou e ir estudando em um ritmo leve e moderado. Assim é possível uma absorção mais sólida do que já foi aprendido e ainda ter a atenção especial voltada para o que não tinha sido compreendido. Também é enriquecedor para o conhecimento a leitura de livros que abordem diferentes temas. Não estou falando de Harry Poter ou Crespúsculo, pois apesar de ser livros bons e legais, não enriquecem em nada a cultura e o conhecimento do indivíduo. Os recomendados são biografias, histórias sobre determinados assuntos, ciência psicologia e política. Você não é obrigado a gostar destes temas, por isso tem a opção de ler livros com histórias medievais, que podem ensinar a cultura antiga, e romances adultos em geral, pois dão grandes lições de vida em uma maneira amplificada. Se não tem dinheiro, pode ir a algum sebo, onde ótimos livros em um bom estado de conservação podem ser encontrado por até 3 reais ou em algum biblioteca e fazer empréstimos. Se você trabalha, pode aprender coisas novas e até fazer um curso que irá valorizar o seu currículo. Se estuda e trabalha, aproveite as férias para se lembrar do que já aprendeu e esqueceu, além de procurar conhecimentos ainda não aprendidos. Ficar em casa e descansar é muito bom, porém quando a mente começa a ficar vazia, a ansiedade aumenta e os dias ficam cada vez mais chatos.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Ótimo post. Realmente eu sou daqueles que fica mergulhado na internet de madrugada durante as férias quando elas acabam se tornando chatas com o passar do tempo. Obrigado pela sugestão. Valeu pelas dicas deixadas lá no meu blog.Até mais. A , e Cuba ganhou 31 medalhas ( 14 ouros, 6 pratas e 11 bronzes ) e ficou na quinta colocação, á frente da Espanha que foi a nação anfitriã dos Jogos de Barcelona 1992. Até.

    ResponderExcluir
  2. OI mano. Deixei um selo de reconhecimento pra ti lá no meu blog. Visita lá :


    http://lucasmqr2.blogspot.com


    É só copiar e colar a imagem do selo em um post, escrever em poucas linhas como conheceu a pessoas que te deu o selo, falar um pouco do que tu acha sobre ela, e indicar alguns dos blogs que tu mais adimira ( vale se tu estive-los seguindo ).

    ResponderExcluir
  3. Ola!! quanto tempo em.. sou daquelas q nao ve a hora de entrar em ferias, mas logo na metade entra num tedio.. sem ter nada p fazer e nem ver os mesmos rostos tdos os dias, muito menos colocar as coisas em dia.. bom por ser meu ultimo anoo, realmente ano q vem nao verei todo esse povo, mas fazer o que faz parte.. sentirei falat de tudo isso, principalente quando entrar no ritmo de trablahar e estudo em facul.. kisu

    ResponderExcluir

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!