Por que Todos Nós Precisamos de Um Psicólogo?


Antes da primeira revolução industrial a jornada de trabalho variava entre 16 e 20 horas para homens, mulheres e crianças. Além da baixíssima remuneração e péssimas condições de trabalho, não havia seguro desemprego. Em caso de adoecimento só restava a miséria, a aposentadoria era impensável. Desde então muitas coisas melhoraram. As condições de trabalharam evoluíram e apresentam constantes aperfeiçoamentos visando a saúde do profissional. A jornada de trabalho tem o padrão de 8 horas diárias, existe o auxílio desemprego e a aposentadoria - apesar do valor desta ser vergonhosa - . O que isso interfere na vida de cada um?

Na época das máquinas primitivas, a depressão, o estresse e as taxas de suicídio eram bem menores do que as atuais. A partir daqui, você poderá tirar sua própria conclusão da situação social do mundo atual e entender o por que todos nós precisarmos de um psicólogo.


Conforme o acesso as informações se desenvolvem (televisão, telefone, celular, internet) foi desencadeada uma prejudicial sede por tecnologia. A incensação tecnológica  reflete no trabalho e praticamente em todas as demais áreas do sujeito. O tempo para si próprio é cada vez menor, de modo que as próprias vontades e desejos quase sempre são deixadas de lado. Para a manutenção vital do ser humano (mente e corpo), é crucial que o homem não seja apenas um mero observador do seu dia a dia, mas sim um ativista que no meio dos turbilhões de tarefas rotineiras, tenha um tempo somente para si mesmo.

Devido a muitas pessoas não saberem e não conseguirem descobrir os seus próprios desejos e crenças a respeito de si, a psicologia é uma grande ferramenta para auxiliar o sujeito a perceber e ter o conhecimento das suas vontades e desejos. É através do não reconhecimento e da forma incorreta em lidar com eles que surge a ansiedade, fobias, pânico e a depressão. Um acontecimento infeliz também é capaz manifestá-los. O tratamento psicológico se torna uma tarefa conjunta entre o paciente (ou cliente) e o psicólogo. Atualmente o termo mais usado é o cliente, justamente pelo fato da pessoa não estar submetida totalmente ao psicólogo como é a um médico, de modo que quem busca a terapia exerce influência sobre ela, junto com o terapeuta. O sucesso no tratamento psicológico depende da vontade da pessoa em querer melhorar e de sua assiduidade nas sessões. O profissional de psicologia por si só não consegue fazer nada.

No tratamento psicológico o sujeito tem o livre arbítrio para tomar suas próprias decisões, e isso deve ser mantido e respeitado. . O psicólogo não pode simplesmente dizer: - faça isto, adote essa decisão ou essa alternativa.

As principais demandas para o tratamento psicoterapêutico:

Depressão
Ansiedade

Transtornos alimentares
Conflitos familiares
Conflitos conjugais
Dependência química


Todos podem consultar um psicólogo sem uma demanda específica. Atualmente o acesso ao tratamento psicológico está bem acessível - através do plano de saúde, clínicas universitárias e rede particular -. Por preconceito e ausência de informações, muitas pessoas não recorrem ao tratamento psicológico por acreditaram que é o tratamento é para "maluco". Também é notório ressaltar que o crescente consumo de medicamentos que combatem a depressão, insônia e ansiedade está cada vez mais associado à praticidade de não recorrer à psicoterapia. A medicação pode reduzir os sintomas, mas não cessará a causa quando esta é emocional, ou seja, de origem psicológica. A sociedade não tem que deixar de trabalhar e realizar várias atividades, porém precisa ter consciência de que ter um tempo para aprimorar o controle de suas emoções e conhecer seus sentimentos é promover a saúde. E nada como um psicólogo para ter ajudar nessa empreitada. Se acha difícil, lembre-se do provérbio chinês: "Até a jornada de mil milhas começa com um pequeno passo." Você pode começar sua jornada marcando uma consulta com um psicólogo de sua preferência.


Atualizado em 07/05/2014

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!