Valorize-Se

 
Quando você parou pela última vez para pensar nas suas qualidades? Vivenciamos diariamente situações que necessitam das práticas de nossos valores, mas nem sempre percebemos muito bem quais são eles. Se valorizar é também praticar a assertividade, colocando em prática seus valores e direitos, sem prejudicar ou ferir o outro, seja no trabalho, na vida social ou amorosa:


Sucesso Profissional

Saiba reconhecer seu potencial no trabalho. Quando receber elogios por algum serviço bem feito, receba o elogio, ao invés de dizer: - "não foi nada",  - "não precisa agradecer". Não é uma vergonha admitir que a tarefa estava difícil, vergonha é não tentar fazer e desistir antes, assim quando realizar algo importante, aceite os elogios. Isso reforça a ideia de que reconhece seus próprios valores profissionais.


Não Se Ofereça Muito e Nem Esteja Sempre Disponível

Está diante daquele homem ou daquela mulher que acabou de conhecer e pensa em ter um relacionamento sério? As relações com futuro são aquelas nos quais existe o respeito pelo espaço do outro, o amor, o carinho e a valorização. Não se ofereça muito,  mostrando estar disponível toda hora, como um cachorrinho sem dono que está esperando a mulher para te dar ordens e mostrar a submissão, nem seja aquela carente decepcionada por não ter o príncipe encantado e que se mostra desesperada por um que apenas te deu "oi" ou apenas quer te usar por uma noite. Mostre-se ocupado, mesmo que não tenha nada para fazer, não fique o tempo todo enviando mensagens ou até mesmo 24 horas no bate-papo do facebook. Ao receber uma mensagem, pode demorar um pouco para responder caso esteja no trabalho ou na faculdade, assim estará se valorizando por estar no seu espaço. Quando tiver um intervalo, aí sim, responda.

Quando encontrar com a paquera por acaso na rua ou em algum outro lugar (escola, universidade, empresa, rua), dê um sorriso, mostre alegria por estar diante da pessoa, mas não desmarque suas coisas por alguém que você nem sabe se está gostando de você. Bata um papo, façam um lanche e tente remarcar algo para outro dia. Passear e ficar junto o dia todo é para quem está namorando. Quando receber a ligação, tente não passar dos 5 a 10 minutos, só deixe passar se a pessoa estiver falando algo importante ou combinando o próximo encontro. Saiba cortar a ligação, dizendo que precisa estudar ou fazer alguma coisa importante e que conversam mais em outro momento. 


Quais São Os Seus Valores?

Saber os principais valores é estar ciente das próprias qualidades e princípios próprios, estando protegido de quem não vai te valorizar e nem mesmo te reconhecer pelo que você realmente é. Todos têm defeitos, mas as suas qualidades não os superam? No primeiro momento, dê a oportunidade, mas não se abra totalmente, evitando assim se expor para alguém que você não sabe quais são as intenções dela. Quando receber valor, valorize também, existindo um equilíbrio e respeito mútuo um pelo outro. Na profissão deve haver o mesmo e quando não se sentir valorizado, busque se empenhar o máximo para ser valorizado, ou então busque uma empresa ou corporação que possa lhe dar esse valor.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Reconhecer seus próprios valores é um passo para reconhecer os valores mútuos da sociedade. É importante que as pessoas e principalmente nós, temos defeitos, porém temos qualidades também. Estudar somente os defeitos é um erro, avaliar as qualidades uma vantagem.

    Fiz um texto sobre isso, caso queira ler...
    http://zetrusk.blogspot.com.br/2012/08/o-valor-dos-principios.html

    ResponderExcluir
  2. olá, gostei do seu texto valorize-se... muito bom mesmo... depois se poder dar uma passada no meu mundo... bjs... http://intensevery.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!