Você é Um Competente Social? Saiba Suas Habilidades Sociais


Se socializar faz parte da essência do dia-a-dia das pessoas, afinal é impossível sair de casa e não praticar nenhum tipo de comunicação com alguma pessoa seja através da expressão corporal, como um sorriso, ou até mesmo verbalizado, dando um bom-dia. Viver restrito, evitando o contato social não é muito bom e muito menos saudável. Imagine viver com poucos amigos, caminhar pela própria rua e jamais estabelecer vínculo com os vizinhos, ir ao trabalho e jamais fazer questão de proporcionar um relacionamento social. 

Se você é do tipo restrito excessivo, está na hora de rever os conceitos, e se o seu jeito for extrovertido, esta é uma ótima oportunidade de refletir sobre as suas competências sociais. Elas promovem o sucesso profissional, sendo reflexo do modo como utiliza suas habilidades sociais. Vamos entender sobre esses conceitos:

Desempenho Social: É qualquer comportamento ou sequência de comportamentos que ocorre em uma situação social e que pode ser caracterizado como competente ou não. Aqui o primeiro passo é dado para o indivíduo que evita ao extremo ter a socialização. Não é estabelecida nenhuma competência, apenas a socialização em si.

Competência Social: É o atributo avaliativo do desempenho social que envolve a funcionalidade imediata e a longo prazo da utilização das habilidades sociais. A competência social é situacional. Aqui que começa a brincadeira! A socialização no desempenho social começa a ser avaliada, destacando o que pode ser considerado habilidades sociais.

Critérios para atribuição de Competência Social:

1 - Atingir  os objetivos em uma situação interpessoal
2 - Manutenção ou melhoria do relacionamento com o interlocutor
3 - Manutenção ou melhoria da auto-estima
4 - Respeito e defesa dos direitos dos demais
5 - Busca de equilíbrio nas relações interpessoais

Habilidades Sociais: É o conjunto de comportamentos existentes no repertório do indivíduo que garantam a competência social. O que é destacado na competência, é utilizado de forma coerente para promover a qualidade da socialização. Exemplos de habilidades sociais: falar em público, iniciar, manter e encerrar uma conversa, estabelecer contato com autoridades etc. Através da competência social, pode-se perceber as melhores qualidades e ao colocá-las em práticas, estamos utilizando as habilidades sociais.

É necessário saber que a habilidade social é:

1 - É uma característica do comportamento das pessoas
2 - É uma característica específica à pessoa e à situação, não sendo universal. O que pode ser uma habilidade social em um ambiente brasileiro pode não ser considerado no mesmo ambiente japonês, por exemplo.
3 - Deve estar adequado no contexto cultural 
4 - Está baseada na capacidade do sujeito para escolher livremente sua atuação.

Através da própria observação, podemos conhecer nossas habilidades sociais e colocá-las em prática. E você, se acha um competente social? Quais são suas principais habilidades sociais?

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!