O Legado de Hugo Chávez


Surpreendeu milhares de latino-americanos a notícia do falecimento do presidente da Venezuela Hugo Chávez, mesmo com a sua saúde em estado grave há alguns meses. Não quero entrar nas questões de governos ditatoriais e socialistas, pois o texto seria imenso e melhor comentá-los em outras postagens, e independentemente da sua opinião sobre esses assuntos, a liderança de Chávez na união da América Latina foi de grande importância. Durante seu governo, foi possível abrir os olhos para darmos conta da potência do Brasil juntamente com os demais países latinos para a segunda ou a verdadeira independência, a qual realmente nunca tivemos.

Chavéz tinha seus ideais políticos baseados em Simón Bolívar, militar e líder político venezuelano responsável por libertar Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Panamá, Peru e Venezuela, fundando a Grã-Colômbia, no qual foi presidente entre 1819 a 1830. Causava grande repercussão por explicar de maneira realista a história da América Latina ao afirmar, por exemplo, que Cristóvão Colombo não foi o descobridor da América, mas sim um invasor e que os países latino-americanos.

Quando paramos para pensar, de fato somos um povo inferior que de certa forma é vista como escravos ou índios pelos habitantes dos países considerados desenvolvidos. Nossas riquezas são vendidas por preço de banana e ao longo da nossa história fomos os principais responsáveis por enriquecer toda a Europa e indiretamente os Estados Unidos. Sem mencionar na época da ditadura militar, apoiada e imposta pelos americanos para blindar os países da América Latina do Comunismo que se fortalecia na Rússia, Cuba e China, contribuindo para a morte de milhões de pessoas consideradas comunistas e de esquerda, além de afundar os países através de empréstimos do Fundo Monetário Internacional. O Brasil, por exemplo, vivia um prodigioso crescimento no governo de Juscelino Kubitschek e quando ele rompeu com o FMI, o processo dos Estados Unidos em incorporar a ditadura militar no país se acelerou, fazendo até que o sucessor de Juscelino, Jânio Quadros, renunciasse à Presidência do Brasil alegando que: -  "Forças terríveis se levantaram contra mim…

O principal papel de Hugo Chávez foi levantar a bandeira da união dos países da América Latina com o objetivo de se tornarem autosuficientes e finalmente mostrarem ao mundo a sua capacidade de independência e crescimento em benefício do seu próprio povo, que há mais de 500 anos vive em situação de subdesenvolvimento.



Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...