Uma História de Superação - Entrevista

Quantas vezes você já reclamou das dificuldades, dos obstáculos e desafios constantes de sua vida? Quando achamos que os nossos problemas são grandes, não paramos para pensar que existem pessoas que encontram-se em situações muito mais difíceis e complexas. E elas os superam de forma tão especial que acabamos sentindo vergonha de reclamar de qualquer coisa. 

Em um trabalho de Psicologia da Pessoa Com Necessidades Especiais - realizado em 18 de outubro de 2012 - tive a grande honra de conhecer o Tiago Caitano. Ele perdeu totalmente sua visão aos 20 anos de idade. Nunca havia conversado com alguém nessas condições e dias antes desta entrevista comecei a pensar como deve ser perder completamente a visão e saber que não será mais possível enxergar o céu, as cores e os sorrisos das pessoas que amamos. Então percebi que os meus problemas, e os seus também, não são absolutamente nada diante dos desafios que muitas outras pessoas enfrentam diariamente para simplesmente viverem do modo mais normal possível. Modo este que desvalorizamos quando reclamamos de coisas supérfluas. Assista a entrevista e veja esta história de superação:



A entrevista foi realizada na Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (AFAC), que iniciou suas atividades em uma residência localizada no bairro de Boa Viagem, em Niterói, por volta de 1938. Esta residência, doada por alguns integrantes da sociedade niteroiense, abrigava os cegos encontrados pelas ruas ou que simplesmente eram abandonados pelos seus familiares. O tempo passou e percebeu-se a necessidade de preparar os cegos para a inclusão social, ao invés de abrigá-los. Atualmente, a AFAC disponibiliza consultas com médicos especialistas, aulas de braile e treinamento para o uso de bengalas e atividades que tem por objetivo tornar o deficiente visual cada vez mais independente. A instituição é mantida através de trabalhos voluntários, doações e Sistema Único de Saúde (SUS). Encontra-se localizada no seguinte endereço: Rua Padre Leandro, nº 18, bairro Fonseca, Niterói.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Nossa, realmente é uma história de superação né? Amei o vídeo e amei o post

    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Adorei a lista de posts daqui também, com certeza vou voltar mais vezes. Estou seguindo aqui como Ysa.
    Passando para desejar um domingão de praia!
    Beijo grande
    yarasousa.blogspot.com.br/

    Aah o blog agora tem loja andancastore.loja2.com.br/

    ResponderExcluir

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!