A unidade do colégio Centrinho fazia parte do complexo Colégio São Gonçalo. Este foi fundado no dia 10/11/1941, ganhando notoriedade por ser o primeiro colégio particular da cidade de São Gonçalo - RJ. Chegou a ser composto por 4 unidades: Gonçalão(sede), Gonçalinho(Jardim de Infância), Centrinho(Alfabetização) e unidade Neves.
Fotos do Gonçalinho e Centrinho na época do Colégio São Gonçalo:
Ao entrar em forte crise financeira, a Unidade de Neves foi vendida em 2008. Em 2010 o
Colégio São Gonçalo entra em falência, tendo as demais três unidades
fechadas simultaneamente. Com exceção da sede, que até os dias atuais tem sua secretaria funcionando para emissão de históricos e diplomas de mais de 200 mil ex-alunos, o Gonçalinho e o Centrinho permaneceram fechados sem nenhuma vigilância. Como estas duas unidades são paralelas uma a outra, o abandono permitiu
que rapidamente estas das unidades fossem invadidas por moradores de
ruas e usuários de craque. Um incêndio chegou até mesmo a atingir algumas
salas do Gonçalinho. Com o tempo, várias instalações foram depredadas. Portas, janelas, instalações elétricas e hidráulicas e até mesmo os
portões foram furtados.
Incêndio atingiu parte do Gonçalinho |
Área principal do Centrinho em total degradação |
Casarão histórico do Centrinho abandonado |
O programa SBT Rio chegou a fazer uma reportagem para denunciar o abandono, tendo como consequência o número de assaltos e demais crimes do bairro Zé Garoto, devido à facilidade de refúgios dos criminosos no interior das unidades:
Em 2013, o Colégio M3 começou a negociar a locação do espaço. Após ser concluída, instantaneamente as duas unidades receberam vigilância e o processo de restauração foi iniciado. Por algumas instalações fazerem parte da história antiga da cidade, como os dois casarões que formam as instalações das duas unidades, uma importante parte da história da cidade foi resgatada. Como se não bastasse, eu fui estudante do Colégio São Gonçalo e do M3. Por minha alfabetização ser realizada no Centrinho, esse espaço tem uma significativa importância em minha vida.
No dia 13 de dezembro de 2013, conferi de perto o processo de restauração. Fiquei muito feliz ao ver que o espaço continuará sendo um cenário importante para a vida de muitos outros estudantes.
No dia 13 de dezembro de 2013, conferi de perto o processo de restauração. Fiquei muito feliz ao ver que o espaço continuará sendo um cenário importante para a vida de muitos outros estudantes.
Ficou lindo o resultado, adorei :d
ResponderExcluirBeijinhos
Instagram
Facebook do blog
conversando-com-a-lua.blogspot.com.br
Amei as fotos!
ResponderExcluirPreciso da sua opinião aqui ô: http://www.papodemeninasaer.com/2014/01/wishlist-sheinside.html
caramba.. adorei o antes e depois... :)
ResponderExcluirBeijos da Leidy.
www.tralhadarede.com.br
Poxa... que triste ver as fotos do abandono. Fui aluno do centrinho também, o video acendeu várias memórias que tenho deste colégio....
ResponderExcluirFiquei muito triste com a notícia da falência mas agora o M3 está lá dando continuidade ao trabalho iniciado naquele local a muitos anos atrás. A foto da minha turma está aqui! Bateu a maior saudade!
ResponderExcluirGabrielle, eu tb estou na foto lá em cima... a 5ª foto de cima pra baixo... vc foi dessa turma??? Meu nome: Diego Araujo, andava com os gêmeos.
Excluirestou até na foto lá em cima... queria rever meus colegas... se alguém se identificou nas fotos e queira entrar em contato 94 992136327
ResponderExcluirBoa noite.
ResponderExcluirAqui é o Mauro Nery. Fui fotógrafo do Colégio São Gonçalo por muito tempo, inclusive as fotos de turma que estão nesse post fui eu que tirei.
Realmente bate uma saudade daquela época. Fotografei inclusive o Rafael Zulu quando estudava no Gonçalão e hoje é ator da Globo.
Tenho boa parte do material daquela época ainda guardado.
Meu email é nery@globo.com e o tel. 99662-8152
Abs...