A Síndrome de Asperger e o Forrest Gump

            Nomeada em 1944, a síndrome de Asperger vem desafiando os pais e principalmente os professores. Caracteriza-se por ser uma forma mais branda de autismo, o que dificulta a percepção dos sintomas e consequentemente faz com que o diagnóstico seja tardio. Estar atento aos sintomas de Asperger faz com que a criança seja compreendida em suas limitações e, juntamente com a escola, que as relações sociais sejam desenvolvidas.

É comum que a criança seja desajeitada, tenha dificuldade de coordenação motora, ausência do contato visual e também da reciprocidade social e emocional, apesar do desejo de ter amigos. Também existe a excentricidade, como o intenso interesse por um único assunto, rigidez na execução de atividades e forte preocupação com determinados objetos. Entretanto, é verificado que quem tem esse transtorno, apresenta uma excepcional inteligência em áreas específicas, como matemática, história, física, música, química, geografia e na prática de esportes. Assim, diferente de outros tipos de autismo, quando estão na fase adulta existe a maior probabilidade de se tornaram independentes e serem exímios profissionais na área de interesse.

Um famoso exemplo de quem possui a síndrome de Asperger é o personagem Forrest Gump, do filme que leva o mesmo nome. Ele é interpretado pelo ator Tom Hanks. O bullying sofrido em decorrência do seu andar desajeitado e seus interesses obsessivos é evidenciado no filme. Não obstante, esse seu jeito fez com que ele, em um período de 40 anos, exercesse forte influência nos fatos marcantes da história norte-americana, tornando-o bem sucedido e satisfeito com as suas realizações. 

Forrest Gump

Conviver com quem tem a síndrome de Asperger é uma ótima oportunidade para aprender com o alto poder de memorização e rápida capacidade de raciocínio, bem como na adaptação das habilidades sociais dos colegas de forma que estabeleçam vínculos com a criança. 


Assista o filme Forrest Gump e conheça os sintomas do Asperger:

Comente com o Facebook:

2 comentários:

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!