Decepção: Como Lidar e Evitar


Jamais deixamos de projetar uma coisa que ainda não aconteceu da forma como desejamos, sendo comum nos decepcionarmos em relação às pessoas quando imaginamos como são e deveriam ser em relação ao nosso ponto de vista, então passa um tempo e acabamos percebendo que não é como idealizamos. Mesmo que você não seja uma pessoa idealizadora ou que fica imaginando como as coisas devam acontecer, há sempre momentos que torna-se difícil não projetar uma pessoa ou um acontecimento. 

Quando a decepção é referente a algum episódio da sua vida, você pode aceitar, pois ninguém tem o controle absoluto do que pode surgir na vida de cada um, ou  remodelá-lo do jeito que projetou e imaginou. Mas quando acontece em relação às pessoas, aí  nos resta aceitar as características do sujeito ou, caso ela esteja errada, mostrar os erros e ajudá-la a corrigi-los e em último caso, afastá-las das nossas vidas por que assim será melhor para nós mesmos.

"Você nunca se decepciona com o outro, o que acontece é que quando você se decepciona, o faz contigo mesmo, por não saber respeitar as possibilidades e limites da pessoa"- uma famosa frase dos orientais. Quando imaginamos algo em relação à ela e depois percebemos que não é como nós pensávamos, o mais certo a fazer é aceitar a decepção, pois é através da aceitação e do convívio com as decepções e defeitos é que virão as qualidades. É claro que em alguns casos aceitar não irá fazer bem para a sua vida, mas em outros casos irá proporcionar a capacidade de perceber até onde o outro pode chegar de acordo com as suas perspectivas observando e enxergando as qualidades do indivíduo. Jamais projete em alguém algo necessário para a sua felicidade e bem-estar, pois ficar esperando e transferindo a responsabilidade a outros jamais vai fazer com que façam da mesma maneira como imaginou. Resta apenas a ti mesmo a responsabilidade de se realizar e ser feliz, pois a partir do momento que passe a esperar do outro, na realidade estará transferindo uma tarefa sua e na qual o outro não tem como dar a você.

Aproveite cada momento do jeito que acontecer mesmo quando não der para ter um determinado controle de vivê-lo como imaginou, pois ficar apenas comparando-os com a maneira como queria que fosse, irá sugar grande parte da sua vida sem realmente ter vivido bons momentos, porque ficou apenas vendo as decepções e as coisas ruins, ao invés de enxergar as coisas boas. Mesmo quando estamos em meio a uma grande decepção, há momentos bons na vida, cabe a cada pessoa percebê-los, aproveitá-los e tirar proveito da experiência.

E não deixe de lembrar que cada um é cada um, ninguém tem que ser uma projeção dos seus pensamentos ou suas preferências. Há apenas algumas características  que se aproximam do que se espera, como por exemplo: A pessoa pode ser romântica, divertida, com um determinado gosto musical, preferir determinados tipos de passeios etc. Mas mesmo assim não será dessa forma todos os momentos da vida dela, pois existem dias típicos para cada um e ver e prestigiar as demais qualidades é uma tarefa exclusivamente sua, enquanto poderia apenas ficar comparando com a forma como idealizou, não respeitando as possibilidades e limites de cada pessoa.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Costumo não criar grandes expectativas em relação ao que não tenho controle, para não me frustar e ficar decepcionado.

    Também não encaro como decepção certas reações que pessoas têm, porque acredito que as pessoas oferecem o que têm para proporcionar.

    Abraço amigo.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto pois reflete a realidade, mas é difícil aceitar uma característica estranha de pessoas que nos são importantes (como um parceiro), ainda que se saiba que muitos comportamentos (homem/mulher) são culturais. É duro mas o jeito é ir levando....

    ResponderExcluir

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!