Foi Traída(o), e Agora? Saiba O Fazer


Quando um relacionamento acaba, ele pode terminar de modo de que jamais se havia pensado. O pior é quando o seu fim é causado por uma traição. A traição em si é algo que além de pegar qualquer um de surpresa, causa dor por ter sido traída(o), ainda resta aquele sentimento confuso em torno dos motivos que levaram o outro a trair. Se você foi traído ou traída e não sabe o que fazer e muito menos consegue entender porque a pessoa fez isso, continue lendo e então saberá:

  
Empenho

A primeira coisa que deve ser colocada na balança é o seu empenho no relacionamento. Empenho é demonstrar o amor através de atos românticos (sexo não é tudo), carinho, atenção e o mais importante, a compreensão. Um amor sem empenho é igual a um carro que estará prestes a enguiçar; ele pode ter gasolina, mas quando quebrar, só poderá ser empurrado e mesmo assim não chegará muito longe. 


O relacionamento era bom para ambos?

O que adianta um relacionamento que é somente bom para um e não para os dois? Acredite: Há muitas relações onde somente um está feliz e mesmo assim a felicidade dessa única pessoa é efêmera (que dura pouco). Pelos momentos que estiveram juntos, a pessoa amada por ti expressou a felicidade de estar ao seu lado ou somente reclamou? O silêncio é aceitável no começo da relação, pois ainda é uma fase de conhecer a superfície da personalidade de cada um, mas depois de certo tempo é essencial a intimidade entre cada o casal; as palavras de amor, os carinhos e os beijos surpreendentes fazem parte disto. Se passou um tempo considerável desde o começo do namoro, noivado ou casamento e o outro jamais teve esses momentos com você, então é um sinal de que para ela, a relação não estava boa.


 Se alguma coisa estava errada, fez algo para mudar?


O amor é como lego, sempre vai ter uma coisa para ser mudada ou consertada, então tenta-se um novo comportamento ou conserta-se o que não está legal. A conversa é importante porque através dela é que podemos dizer o que é bom e o que está precisando ser mudado para então  decidirem como as mudanças serão alcançadas. Diante da situação de ter o conhecimento de que existia algo errado, empenhou-se para a sua própria mudança? 


 A fuga dos diálogos

No tópico acima ressaltei a importância das mudanças e da reparação dos erros, mas algo que é tão importante quanto tudo é o diálogo. Um amor sem diálogo está fadado a morrer. O pior de tudo é quando alguém foge do diálogo. Ele é a base da relação e o responsável pela durabilidade do amor. Através do diálogo é que ocorre o conhecimento de alguém e com isso, o amor pode crescer ou diminuir. Seu crescimento ou diminuição é algo que muitas das vezes não há como saber, mas uma coisa é certa; se não tiver diálogo, tudo irá ruir.



 Existe uma possível volta?

Ela ou ele te traiu e você ainda continua recordando os momentos felizes? O sentimento de amor ainda permanece em seu coração? De repente a pessoa sabe que você ainda gosta dela e mesmo após ter te traído pede uma reconciliação, e agora? Independente do tempo que a traição ocorreu, saiba o que levou isto a acontecer, e se a outra pessoa se aproximou para voltar, aproveite isso não para dar uma resposta, afinal pode levar um bom tempo para ela ser dada, mas desfrute deste momento para saber o que motivou a te trair. Reflita no que ela vai te dizer e veja se tem algum fundamento ou até mesmo se você tem alguma culpa. Depois pense melhor, pense se vai ser bom para você aceitar reatar esse relacionamento.


 Valorize-se 

Valorizar-se não é somente saber escolher o que é o melhor para ti. Valorizar-se é também saber das consequências que alguém pode lhe trazer. É escolher cada caminho e decisão a ser tomada visando a estabilidade e o bem-estar, sem confusões, estresses e possíveis mágoas. Pense nas consequências futuras dos seus atos.

 Existe perdão?

O perdão é algo importante e essencial para toda a humanidade. Acredito que o perdão é um dos principais caminhos para o mundo melhor. Mas não adianta somente o perdão. O perdão deve ser aproveitado de forma que o outro venha com o conhecimento dos seus próprios erros e os reparos deles. Perdoar é diferente de reatar, pois não há nenhum reparo que possa fazer um amor reascender a chama que um dia esteve acesa dentro do coração. Você ainda pode amar a pessoa que te traiu, mas deve analisar bem para saber se voltará a ser feliz e dar tempo para o outro saber se consegue reparar definitivamente seus erros.  Saber qual é a melhor escolha é algo que está em suas mãos, somente você poderá optar pelo melhor caminho.


Acabou de saber que foi traída(o)? Independente de ter sido culpado por uma ou várias questões que são extremamente importantes para um relacionamento, a dor pode ser grande, mas a maior dor não deve ser a de quem foi traído, mas sim a do traidor. Pense como seria se passasse mais tempo do que já passou com alguém que tenha coragem de fazer isso com você, independente dos motivos que o outro tenha tido. Foi um golpe e tanto para o seu coração; não tenha dúvidas quanto a isso, mas nada melhor do que conhecer de verdade quem pensava que conhecia. A pessoa fiel e corajosa não é aquela que não possui erros ou insatisfação, mas sim a que está disposto a romper um relacionamento antes de cogitar uma traição.


Comente com o Facebook:

25 comentários:

  1. Oi, gosto muito de ler o que você escreve....
    Muitas coisas que me fez pensar... poste sempre coisas novas, lerei todas, ok? rs

    Bjus

    Naiara Viana

    ResponderExcluir
  2. Eu também gostei muito, parabéns! :D

    ResponderExcluir
  3. passei por isso e perduei alem do mais a culpa foi minha

    ResponderExcluir
  4. Achei bastante interesante, mas sem querer dizer "nunca", pois só sabe que vive a situação, eu acho que a traição é um crime imperdoável, eu infelismente ja traí, contei para minha namorada, pois queria viver em paz com minha consciência e não queria viver um relacionamento construido na mentira e minha namorada me perdoou, e não me orgulho disso, aliás, me culpo até hoje, mas quando ela me deu o perdão eu disse: "se fosse ao contrário eu não te perdoaria", acho que isso prova que ela me ama ou ela quer dá o troco... vai saber....

    ResponderExcluir
  5. li e reli tudo que escreveu vou fazer 2 anos de casado e ainda não sei se ele me ama de verdade pois tudo que escreveu esta acontecendo comigo meu casamento não esta bom ele briga ele grita comigo fica mais tempo com os amigos que comigo mais o sexo acho que eu que estou deixando de lado pois tenho medo de estar sendo traida e pegar uma doença não sei mais oque eu faço as vezes penso em ir embora mais vejo que o amo , não sei mais as amizades sempre foi assim ate mesmo do celular ele não conversa perto de mim não deixa eu mexe mais sempre foi assim ele fala que é privacidade então não sei oque faço, por favor me ajuda tem vezes que a gente não se suporta mais tem vezes que é um amor maravilhoso ele diz que me ama etc... por isso que estou confussa

    ResponderExcluir
  6. "vou fazer 2 anos de (casado) e ainda não sei se ele me ama de verdade","ele grita comigo fica mais tempo com os amigos que comigo mais o sexo acho que eu que estou deixando de lado pois tenho medo de estar sendo (traida)". O texto está confuso, respeitar a privacidade é fundamental, cada um tem que ter o seu espaço. Converse com ele e veja os motivos que ele deve ter para estar ao seu lado. Dê uma chance dele sair de casa, pois caso você deixe ele escolher sair de casa, mas decida ficar, é porque ele te quer ou esteja interessado no seu dinheiro, na comida quentinha e na roupa lavada. Reflita, mas não fique ligada muito nisso não. Sempre vai ter aquela insegurança momentânea, mas não resta nada a não ser confiar.

    Beijos e fique com Deus

    ResponderExcluir
  7. meu marido tem o temperamento muito forte e ele não gosta que discuta com ele,sabe não estou tendo mais paciencia e hoje ele me agrediu pois falei oque estava sentindo mais auterada e ele me agrediu você que ja ouviu tantas pessoas oque você acha ? sei que o jeito dele é assim estourado.você que ja viu tantas historias gostaria de saber quem ama de verdade faria isso ele diz que não queria fazer mais eu estava irritando ele e agora oque eu faço?

    ResponderExcluir
  8. hoje lendo essas mensagens percebo o quanto e dificil amar mesmo;tenho namorado e ja peguei ele em em varias situaçaes mas não consigo ficar longe dele gostaria ate de saber não sei se e amor ou costume hoje quando nos dois vamos para a cama eu me visto bem sensual faço sexo de todo jeito mas não consigo chegar ao orgasmo mas e ele faz de um tudo mas não consigo, quando estou louca se tesão a chamo mesmo assim não consigo corta,esses dias eu coloquei um par de chifre nele para ver se era o amor que acabou mesmo assim,mas eu goso sozinha memastubando me tocando e não preciso pensar em ninguen.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Willian, coloque tudo na balança, você irá analisar se é isso que quer para você, se está feliz, se acha que ela está feliz ao seu lado. Nem sempre as coisas estão do jeito que queremos e muitas das vezes, mesmo com a saudade que irá bater num período, a separação pode ser a melhor opção.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Meu marido sai de manhã e só volta a noite já fez 6 anos juntos eu e ele já me traiu varias vezes e eu perdoe. mas o que eu fico com mas raiva e que quando brigamos ele errado ñ mim procura nem mim ligar eu gosto tanto dele quem liga sou eu mas depois eu fico com raiva de mim mesmo por ter procurado ele tudo bateu tudo com minha vida o que eu posso fazer neste caso me ajude.

    ResponderExcluir
  13. meu nome e kely1
    descobri que foi traida doi muito, alem de me trai arrumou um filho pior foi com minha sobrinha de 18 anos agora estou muito triste sem chão. apesar que ja trai ele varias vezes com outros homens, porem fico triste que foi com minha sobrinha e dentro da minha casa.estou com ele até ver o que posso fazer..me ajude... tenho 38 anos e um filho lindo de 6 anos . ele jura que me ama e me quer de volta o que fazer.. ele ñ sabe que eu o trai..., antes disso tudo acontecer pois me acha uma santa ... preciso de conselhos rena353@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, Kely, infelizmente não posso trocar e-mails com você. Recomendo que procure um psicólogo para te ajudar.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. meu nome é bruno tou separado a treis mezes, minha esposa me largou tenho duvida que eu foi traido ou nao perguei algumas conversas dela no fec com um ex paquera conversas intimas que marcava ate encontros, e trocas de telefones cheguei en casa estourado e perguntei a ela o que estava a contecendo ela me disse que era uma brincadeira que nao tinha nada com ele e deixou se leva ate esse ponto teve uma frase que eu nao esqueço ate hoje e isso me machuca muito condo ela se refere a ele que esta com gosto de quero + amigo ela jurou pelo filho dela que nao tinha nada com ele que aquilo tudo nao passava de uma brincadeira, peguei o numero dele no celular dela e liguei ele me disse que ela que mandou o convite,e deu o numero a ele e nao sabia que ela era casada hoje estamos separado mais tenho duvida se fui traido ou nao ela me dis que nao mais nao consego acreditar o que faço pra saber averdade e sair da duvida poi me machuca muito fica nessa duvida pois ela ja traiu o ex marido varias vezes e me contou so que diz que nao tinha motivo pra fazer a mesma coisa comigo pois ta certo uma mulher casada ta de conversinha intima com um ex paquera?

    ResponderExcluir
  16. oi sou nilson minha esposa tanben fas coisas estranhas ocho que esta me traindo pois vou descobrir custe o que custar ai nao sei oque vou faser so deus sabe oque pode aconteser pois amo muito ela mais que tudo neste mundo e acho que traiçao nao deve ter perdao tem que ter um presso justo e eu cobro

    ResponderExcluir
  17. olá Boa Noite

    tenho 32 anos ,comecei a nomorar com 21 anos e casei aos 27 anos , permaneci casada 2 anos apenas, não consegui aguentar as traiçoes e cobraças e tudo mais , no entanto na epoca de nosso casamento ele sugeriu que casassemos com separação total de bens alegando que seria melhor para os filhos pois ele tinha uma filha de outro casamento ajudei ele em tudo ele não tinha nada quando me conheceu contruimos uam casa , carro e hoje voltei a morar com minha mãe sem emprego pois me dediquei a familia e filhos , estou recomeçando do zero e ele continuando se comportando da mesma forma que antes saindo para baladas estava com relacionamento com moça 18 anos e me olha com indiferença e vive dizendo que mereço isso .
    Não trai ele , nem tão pouco enganei , ele demostra rancor porque sai dessa relação o leva uma pessoa a fazer tantas coisas ruins e ainda achar que está correto e outra é culpada ?

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Triste história. Bom, você acha que se valoriza? É importante o que ele acha ao seu respeito? É realmente necessário dar importância ao que ele te fala ou acha? Te recomendo a postagem "Valorize-Se".

    ResponderExcluir
  19. ESTOU CASADA À 3 ANOS, CONVIVO COMEÇAMOS A NAMORA DEZEMBRO DE 2007, E ELE ME TRAIU COM MINHA SOBRINHA PILANTRA, NÃO SEI QUANTAS VEZES ELE SÓ ASSUMIU UM PEQUENO DESLIZE DE SÓ BEIJINOS, NÃO AGUNTO A SITUAÇÃO DE FICAR COM ELE, MINHA FAMÍLIA TODA JÁ SABIA, E ESTOU ENVERGONHADA, AO MESMO TEMPO ES´TA DIFÍCIL MANDÁ-*LO EMBORA, ATÉ ELE FICA EM UMA SITUAÇÃO DIFICIL, JA Q OS PAIS SÃO SEPARADOS E MORA NO INTERIO, ELE É BURRO, E EU UMA TOLA. ESTOU CONFUNSA, POR FAVOR ME RESPONDA. EU NÃO SEI DESDE QUNADO ELE TEM RELAÇÕES COM ELA, POIS NUNCA ACREDITEI.

    ResponderExcluir
  20. Minha vida esta de cabeça para baixo, tenho um relacionamento de 6 anos e amo minha mulher porém a mesma me trai quando ela viaja...

    Preciso encontrar um novo amor que me dê valor e me respeite...estou transando como um louco fora de casa mas não é igual... preciso esqueçer essa loucura...somente a palavra de DEUS ira me livrar dessa maldição!

    ResponderExcluir
  21. Se já sabe que é traído quando sua mulher viaja e você mesmo reconhece que é loucura transar com outras pessoas, já reconhece que a situação não está sendo legal e pior, não é saudável para você.

    Se desconsidera um perdão por parte de sua mulher, para encontrar outra pessoa, não acha melhor resolver sua vida primeiro? Ficará muito mais fácil encontrar outra mulher estando solteiro.

    Se sentir necessário, procure a orientação de um psicólogo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Estou casada ha um ano, e antes de casarmos dialogávamos sobre tudo em nosso relacionamento e ele era muito aberto com sua vida. com 6 meses de casados ele começou a sair com amigos e me traiu com alguém próximo de suas amizades. Ele diz que estava desconfiado de mim por isso se deixou levar. contou que foi incentivado por um amigo que sempre o procura até hoje. arrependeu e de fato tenho provas que deixou de comunicar com a pessoa. Porém me incomoda saber que fica de papo com uma prima dela que ja era amiga dele e que pelo que tive informações ela ja arrastou asas para ele antes da outra. Mesmo que ele ja deu provas de mudança de atitude me sinto desrespeitada pelos contatos no ciclo de amizade que ainda mantem muito próximo. Principalmente pela liberdade que tem dado a prima dela de se envolverem como amigos ainda depois de tudo. Minha intenção é mostrar qto me sinto desonrada e pedir que abandone essas companhias ja que não tenho direito de compartilhar. Como devo agir agora? Desde ja agradeço atenção!

    ResponderExcluir
  23. Olá,

    Antes do casamento vocês dialogavam sobre tudo, e depois que casaram, se passaram seis meses e ele te traiu. Quando alguém trai e é convicto de suas atitudes, não realiza um ato apenas por influência de um amigo, a não ser que o seu marido seja muito fácil de ser persuadido. Quais motivos deu para ele desconfiar de você? Ele se arrependeu e você o perdoou. Mas após esse marcante episódio, voltaram a dialogar?

    Se acredita que é uma densonra o fato dele estar próximo da prima dela, o melhor é abrir o diálogo e colocar a sua opinião sobre isso, levando em conta a experiência do passado. Lembre-se que a falta de diálogo é a primeira etapa para dissolver um relacionamento.

    Se tiver dificuldade ou ver que sua opinião não será aceita, procure um psicólogo e ofereça ao seu marido a terapia de casal.


    Aguardo notícias e te desejo felicidades.

    ResponderExcluir
  24. tenho um relacionamento de mais de 20 anos...como era muito jovem quando casei, não percebia certos comportamentos de minha esposa. Hoje repasso em minha cabeça, cada diálogo, cada desculpa e principalmente seus esquecimentos sobre muitas situações. Nunca consegui a comprovação real de alguma traição, mas hoje meu coração diz que aconteceu...lendo seu texto encontro algumas semelhanças...agora com mais de 40 anos vejo claramente que minha comanheira não gosta de mim e ainda por cima me traiu...estou reunindo coragem para acabar este relacionamento....gostaria de envelhecer ao lado de alguém em que pudesse ter plena confiança e que me amasse...estou muito triste

    ResponderExcluir
  25. “Se eu perdoaria uma traição? Claro! Meu coração é nobre e sempre há perdão nele. Eu diria: “Amor, eu te perdoo”. Depois juntaria minhas coisas e nunca mais apareceria, mas eu perdoei, tá? Acho que não existe nada pior do que uma traição. Se dedicar, se entregar, amar a alguém e esse alguém te trair. “A carne é fraca”, justifica. A carne é fraca, mas eu sou forte e não mereço alguém assim do meu lado. Tudo bem que há os modernos que vivem em relacionamentos abertos. Se eu acredito em relacionamento aberto? Acredito! Relacionamento aberto, aberto ao fracasso, aberto ao fim, aberto a mágoa, aberto a toda falta de reciprocidade e dignidade sentimental que se possa imaginar. Afinal, o que é mesmo amar? É escolher uma pessoa entre milhões de especies disponíveis no mundo e elegê-la ao cargo máximo de estar única e exclusivamente ao seu lado. Se é pra ficar comigo e com mais todo mundo que aparecer na reta, eu prefiro ficar só! Em uma traição não importam os motivos de quem traiu, mas a dor de quem foi traído. Se traiu porque sentiu-se atraído, sinto muito, mas eu não sabia que estava namorando um imã que atrai tudo e todos, portanto, controle-se! Se traiu porque passou a gostar de outra pessoa, lamento, mas você não é nenhum líder religioso que é obrigado a amar a humanidade e, se fosse, isso excluiria o contato sexual. Traição não é oportunidade, nem escolha, é caráter “Caráter é uma linha reta, não faz curvas”. E se você gosta de andar em círculos, ande sozinho. Faça um exercício: toda vez que sentir vontade de trair, lave uma privada, pra você lembrar que toda traição termina assim: em merda. E no amor não basta apenas dar a descarga! A questão não é ter tudo, é escolher alguém e fazer dar certo. E se você não está disposto a ficar com uma pessoa só, sinto muito te informar, mas o seu destino é morrer sozinho.”

    ResponderExcluir

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...