Chico Xavier - O Filme


Sinopse: Chico Xavier é uma adaptação para o cinema que descreve a vida do médium brasileiro Chico Xavier, que viveu 92 anos (1910-2002), sua atividade mediúnica e filantrópica. O filme descreve uma vida conturbada com lutas e amor. Chico Xavier psicografou mais de 400 livros, e fez questão de não receber nenhum dinheiro deles. Também psicografou cerca de dez mil cartas, nunca tendo cobrado algo ao destinatário. Seus empregos foram vendedor, operário fabril e datilógrafo. em 2012 foi eleito o O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, em concurso homônimo realizado pelo SBT e pela BBC, cujo objetivo foi "eleger aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade".

Avaliação: Ótimo (Ruim, Regular, Bom, Ótimo)

Trailer


Filme completo



Resenha: É impossível não ficar curioso ou surpreso quando ouve-se algo a respeito da mediunidade de Chico Xavier. Desde que eu aos poucos fui tendo o conhecimento das coisas que ele era capaz de fazer e o que ele proporcionava através da psicografia, da caridade, do respeito e do amor fui me interessando pela sua história. Ele foi capaz de reunir pessoas seguidoras de todas as religiões e doutrinas, indo além pelo seu carinho e amizade, mesmo que não retribuída, à igreja Católica e às evangélicas. Desde que ouvi falar sobre este filme, acho que foi há uns dois anos ou ano passado, quando ainda estava em fase de produção, tive interesse em assisti-lo. O filme estreou no dia 2 de abril (2010), justamente no dia de aniversário de Chico Xavier, mas pelas sessões esgotadas e compromissos pessoais só consegui ir ao cinema ontem e me surpreendi. Nunca tinha visto um filme brasileiro tão bem delicado, sensível e trabalhado em seus detalhes e contextos. Não trata de espiritismo, e se tratar de alguma coisa relativa a fé, irá fazer diversas referências a Deus, Jesus Cristo e ao amor, por isso pessoas de várias religiões e idades assistem e gostam do filme. É claro que também faz compreender a mediunidade e as psicografias, mas a referência maior sempre é Deus e Jesus.

Já vou logo dizendo que é impossível não chorar e como uma pessoa que gosta de ir com frequência ao cinema, só vi uma vez, há uns 13 anos atrás com o filme Titanic, as pessoas aplaudirem um filme quando chega o seu fim. A atuação de Nelson Xavier interpretando Chico com mais idade é perfeita e fiel. É tudo extremamente lindo, edificante espiritual - Espírito Santo é espírito e este quer dizer algo além do corpo, da matéria, não faz uma única referência à doutrina Espírita. Chico Xavier é um brasileiro que foi e continua sendo um belo exemplo de ser humano, de alguém que ensinou o que é amar - assim como Gandhi. Independentemente de acreditar ou não em sua mediunidade, vale assistir para ver e aprender a amar não só uns aos outros, mas a Deus. Assim, sem julgar qual religião e doutrina é a certa, a fé e amor por Deus e Jesus pode nos fazer com que consigamos fazer deste mundo um lugar bem melhor.

Leia: Nosso Lar - Filme
Este filme foi indicado para concorrer o Oscar de 2011, mas o escolhido para representar o Brasil foi "Lula - O Filho do Brasil", que sequer foi aprovado para entrar na disputa.





Chico Xavier
Chico Xavier
 Brasil
2010 •  Cor •  125 min 
Produção
Direção Daniel Filho
Codireção Cris D’Amato
Produção Lereby
Coprodução Bruno Wainer
Eduardo Girão
Globo Filmes
Estação da Luz Filmes
Produção executiva Julio Uchôa
Roteiro Marcos Bernstein, AC
Baseado na obra "As Vidas de Chico Xavier"
Elenco original Nelson Xavier
Ângelo Antônio
Matheus Costa
Tony Ramos
Christiane Torloni
Giulia Gam
Letícia Sabatella
Luís Melo
Pedro Paulo Rangel
Giovanna Antonelli
André Dias
Paulo Goulart
Cássia Kiss
Cássio Gabus Mendes
Rosi Campos
Género Biográfico
Idioma original Português
Música Egberto Gismonti
Produtor de VHX O2 Pós Produções
Laboratório Technicolor Creative Services
Labo Cine do Brasil
Direção de arte Claudio Amaral Peixoto
Direção de fotografia Nonato Estrela, ABC
Figurino Bia Salgado
Edição Diana Vasconcellos, ABC
Distribuição Columbia/Sony Pictures
Downtown Filmes
Lançamento 2 de abril de 2010
Orçamento R$11 milhões (aprox.)

Fontes: Wikipedia

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!