A Renúncia do Papa Bento XVI

  "Após ter repetidamente examinado minha consciência ante Deus, eu tive a certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, não são mais ideais para um adequado exercício do ministério Petrino" - Bento XVI

O mundo recebeu com surpresa a notícia da renúncia do Papa Bento XVI, que será no dia 28 de fevereiro de 2013. Joseph Alois Ratzinger (85) completará 86 anos em abril e alegou incapacidade física para continuar exercendo suas atividades do ministério Petrino. O último Somo Pontífice a renunciar foi Gregório XII, em 1415. Bento XVI é o quarto Papa a renunciar ao cargo. Nomeado Papa em 19 de abril de 2005, após o falecimento do ilustre João Paulo II, Bento XVI assumiu uma igreja fora dos contextos atuais do mundo contemporâneo, casos de pedofilia e a saída crescente de fieis, resultando em seu declínio. Contudo, é iminente a necessidade de renovação para que a religião Católica continue soberana no mundo. Alguns impasses são a proibição do uso de preservativos, pesquisa de células-tronco, sexo antes do casamento e condenação da homossexualidade. 

Pode-se notar que a própria vestimenta papal com diversos ornamentos em ouro, encontra-se fora do contexto atual, assim como seu trono. Não é mais preciso ter roupas produzidas com metais preciosos e coroa na cabeça para impor poder em uma sociedade que é democrática e neoliberal. Em séculos passados, o que o Papa dizia era para ser seguido, sem contestamento, a sociedade não tinha o hábito de pensar e refletir para analisar se suas ordens eram certas ou não, era nada mais e nada menos que a palavra de Deus na Terra. Não foi por mero acaso que milhares de pessoas perderam suas vidas nas fogueiras da Inquisição. Em dias de hoje, nem mesmo os governos dos países que exercem grande influência no mundo evitam ir contra as proibições católicas. O próprio governo brasileiro realiza publicidade através do Ministério da Saúde para promover o uso de preservativos nas relações sexuais e distribui gratuitamente, e nem mesmo os próprios católicos deixam usá-los. Você conhece alguma mulher hoje em dia que casa virgem? A prioridade é a formação acadêmica e a estabilização financeira, para então formalizar o casamento, a virgindade já terá se perdido há pelo menos 10 anos,  a grande maioria das meninas inicia suas relações sexuais antes dos dezoito anos.

A decisão de renúncia do Bento XVI foi sábia, inteligente e merece ser aplaudida, afinal é muito fácil ter o ego elevado enquanto se é governante da maior instituição religiosa do mundo, e optar por não exercer essa função mostra sua ética, moral e alguém que de fato se mostra interessado nas atividades e bem estar da igreja Católica. Os seus fieis estão carentes, é preciso ter o seu líder próximo,  estabelecer vínculos culturais e com senso político aprimorado e ativo - o Papa tem que ser pop! Um senhor chegando aos seus 86 anos de idade realmente já deve ter dificuldades em realizar grandes viagens, manter protocolos em eventos específicos, como a missa do Galo e a da Páscoa. Que o seu novo líder seja capaz de levar a palavra de Deus a muitas pessoas, manter a coesão entre os dogmas católicos e as necessidades da sociedade atual, promover a paz e harmonia entre as diferentes religiões do mundo, fazendo da Igreja Católica não uma instituição que impõe poder, e sim que promove os ensinamentos de Jesus, como: - "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 19.19)

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!