Analisando a Amizade dos Seus Amigos no Facebook

 
Em uma movimentada avenida da minha cidade, presenciei um jovem casal discutindo educadamente à minha frente, como a moça estava um pouco chateada, foi possível ouvir que o principal motivo seria as faltas de curtidas dos amigos dele em uma foto dos dois postada recentemente no Facebook, dando a entender que seria a primeira foto deles juntos. Imediatamente, lembrei de como tinha reparado os comportamentos de pessoas que fazem parte do grupo de "amigos" em nosso perfil do Facebook. A partir daí, esta postagem foi elaborada.


Os Amigos Verdadeiros X Os Amigos do Facebook

O amigo verdadeiro geralmente é o que inicia a amizade antes de encontrar seu perfil, sendo seu amigo na escola, faculdade ou trabalho. Vocês conversam pessoalmente, se dão bem e em seguida estão na rede social. Essa pessoa vai continuar falando contigo pessoalmente caso tenha a oportunidade. Ambos não precisam do Facebook para manterem contato, caso um ou outro fique uns dias sem acessar, o vínculo será mantido por SMS, telefonemas ou encontros pessoais.

Em um belo dia, uma pessoa que apenas poucas vezes te dirigiu à palavra envia o convite de amizade, e educadamente você aceita. Conforme os dias se prosseguem, não ocorreu nenhuma iniciativa da mesma em puxar assunto, curtir suas postagens, e como se não bastasse, quando estão pessoalmente em um mesmo ambiente, continua falando apenas o básico. Este é um típico amigo do Facebook. É o que o adiciona apenas para somar pessoas ao seu quadro de amigos, geralmente para mostrar aos outros que de certa forma é popular, quando na verdade não é. Eles podem possuir entre 500 a 3 mil amigos, o que impede uma resposta espontânea às mensagens. Quem quer de verdade sua amizade, vai no mínimo, tentar puxar um assunto ao te ver pessoalmente ou estar aberto para que receba sua iniciativa em iniciar uma conversa.


O Significado das Curtidas

A curtida é uma ótima forma de separar seu amigo verdadeiro, seu amigo da rede social e o invejoso. O amigo verdadeiro curte todas as postagens que de certa forma representam eventos de grandes importâncias de sua vida, admissão em um novo emprego, início de namoro, fotos de momentos marcantes, postagens referentes ao seu gosto particular. O amigo do Facebook vai curtir apenas o que for necessário, como o novo emprego, namoro ou fotos de momentos marcantes ou engraçados, enquanto que o invejoso vai permanecer sem qualquer manifestação em relação ao que foi postado, mesmo quando ele estiver on-line no bate-papo.

Passe a reparar quem são as pessoas que curtem suas publicações e como estas representam sua vida, de modo que uma coisa boa e de grande significação mereça no mínimo um grande número de curtidas daqueles que estão como seus "amigos."


As Mensagens Nunca Lidas ou Respondidas

Mesmo sabendo que alguém o adicionou apenas por adicionar, por algum motivo qualquer é despertado o interesse em querer fortalecer o vínculo e criar uma real amizade, então nada mais eficaz que enviar uma mensagem inbox. Observado as atividades do perfil dela, postagens, curtidas e comentários, é possível saber se realmente tal pessoa esteve on-line, sendo assim, se a mesma visualizou sua mensagem. Uma curiosa ferramenta é ver se ela foi visualizada, porém é possível marcá-la como não lida, por isso a incoerência de uma mensagem ainda não respondida quando o destinatário fez o login. Neste caso, é uma prova do que o interesse de tal pessoa nada mais é do que aumentar sua lista de amigos.


Excluir ou Manter um Amigo

De tempos em tempos é realizada uma varredura na lista de amigos e uma principal dúvida é gerada: manter ou excluir tal pessoa? Neste momento é preciso refletir com muita atenção, pois alguém que seja um futuro amigo em potencial jamais poderá aceitar você novamente. É preciso pensar no tempo no qual ela já está presente na sua lista, o empenho em responder suas mensagens e o significado das curtidas em seu perfil - algumas podem jamais curtir sequer alguma das suas postagens. Se o indivíduo acessa diariamente, faz postagens, está há mais de um mês como seu amigo e nunca respondeu ou curtiu nada seu, provavelmente não mudará suas atitudes. Ao menos que naquele momento seja alguém do mesmo ambiente de trabalho que o seu, parente ou melhor amigo do seu namorado/noivo/marido, o melhor será mantê-lo a fim de não criar algum um clima ruim.


Não Poste Tudo Que Quiser

É cada vez comum nos depararmos com postagens que representam apenas um simples desabafo ou indireta do seu autor, como se o Facebook fosse um muro das lamentações. Para os invejosos e os que fingem ser seus amigos virtuais, nada melhor que saber que acordou desanimado, chorando, triste, doente ou determinado a tomar alguma atitude infeliz. Somente você, e apenas você, entenderá suas impulsividades. Na maioria das vezes ocorre um arrependimento futuro quando postamos coisas através da raiva ou euforia. Pense bastante antes de postar, verifique se o conteúdo irá interferir na sua vida pessoal ou profissional e como os que estão fora do seu convívio poderão interpretá-lo. 

Caso seu único objetivo seja desabafar, faça de modo reservado com alguém íntimo, seja amigo ou parente próximo, através do telefone ou mensagens inbox. Postar algo representando isto não vai adiantar em nada e criará uma impressão de descontrole emocional perante os que estão visualizando suas postagens.


Sua Privacidade

A primeira coisa que aparece ao fazer o login no Facebook é a famosa pergunta: "No que você está pensando?" É mesmo necessário postar todas as fotos da sua vida? Todos os registros de uma importante viagem? Já pensou nas consequências de postar absolutamente tudo que o envolva? Sabendo que muitos sequer se importam com o seu bem-estar ou felicidade, publicar alguma conquista ou plano pode ser arriscado quando o objetivo é chegar mais além. Um dos mais importantes e valiosos protocolos dos mafiosos italianos e dos grandes empresários é não deixar transparecer as futuras ambições através dos acontecimentos e ideias do presente. Quando se publica tudo, fica mais difícil vivenciar essa inteligente atitude do mundo dos negócios. Pense em quantos que ali estão visualizando todos os seus passos poderão  prejudicar você no futuro, seja boicotando seus planos ou criando uma descrença perante os outros que também fazem parte do seu círculo social. Qual vantagem é possível ter quando se conta e escreve todos os nossos pensamentos e vontades?


Você tem alguma experiência marcante em relação às atitudes dos que dizem ser o seu amigo no Facebook? Faça um comentário e compartilhe conosco!

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Adorei o post!
    Concordo com tudo, sem tirar nem por.
    Parabéns.
    olhos-de-capitu.blogspot.com

    ResponderExcluir

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!