A Prática Clínica de Terapia Cognitiva Com Crianças e Adolescentes - Livro

Autores: Robert D. Friedberg e Jessica M. McClure
Editora: Artmed (Grupo A)
Páginas: 249
Publicação Original: 2001
Gênero: Psicologia

Avaliação: Ótimo (Ruim, Regular, Bom, Ótimo)

Sinopse: Finalmente! Friedberg e McClure trazem os médicos para dentro de seus consultórios e mostram em detalhe como a terapia cognitiva pode ser feita com crianças e adolescentes. Estudantes e terapeutas em formação devorarão cada página... Como médica experiente, gostei que cada capítulo de tratamento introduz intervenções criativas que são novas para mim. Há descrições detalhadas para cada intervenção, transcrições de sessões e registros do cliente, o que me ajudará a adicionar rapidamente as novas técnicas e procedimentos ao meu repertório de intervenções preferidas. Além disso, mapas de fluxo proveitosos orientam os terapeutas na escolha entre a variedade de métodos ensinados, dependendo dos objetivos do tratamento e das necessidades do cliente. Este livro saltou para o topo da minha lista de recomendações para terapeutas que desejam melhorar a terapia cognitiva que oferecem a crianças e adolescentes.  - Christine A. Padesky, PhD, co-autora de A mente vencendo o humor

 
Resenha: É um livro importante para os psicólogos brasileiros por ser integralmente dedicado ao trabalho psicoterapêutico através da Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) para crianças e adolescentes, um público-alvo muito peculiar pela necessidade da criatividade e adaptação das técnicas. Justamente, Robert D. Friedberg e Jessica M. McClure oferecem isso nesta obra. Uma ampla variedade de técnicas para crianças e dicas para adaptações das mesmas para as principais demandas da atualidade nos consultórios, a saber, transtorno de ansiedade, depressão e disrupção. 

"Um Sinal de Tráfego de Sentimento é outra forma de registrar a intensidade emocional. Como o termômetro de Sentimento, o Sinal de Tráfego de Sentimento ajuda a classificar a intensidade emocional e fornece uma fonte para metáforas acessíveis; por exemplo, experimentar sentimentos em uma intensidade alta pode contribuir para a paralisia comportamental e cognitiva das crianças. Na verdade, elas chegam a um sinal vermelho e são paradas no próprio lugar. Reconhecer que esses sentimentos fortes podem fazê-las parar assim como um sinal vermelho interrompe o tráfego, pode facilitar o entendimento das crianças em relação ao papel que as emoções desempenham em nossas vidas." (página 77).


Achei os sintomas e as técnicas muito mais detalhadas que as do livro Terapia Cognitiva - Teoria e Prática, escrito pela Judith Beck. Talvez por ser escrito por dois autores, ficou ótimo tanto os trechos que descrevem os sintomas, quanto os que apresentam as técnicas e as suas aplicações, coisas que em alguns livros de TCC deixam a desejar. A Prática Clínica de Terapia Cognitiva Com Crianças e Adolescentes contém 14 capítulos:

Capítulo 1 - Introdução
Capítulo 2 - Conceitualização de Caso
Capítulo 3 - Empirismo Colaborativo e Descoberta Orientada
Capítulo 4 - Estrutura da Sessão
Capítulo 5 - Introduzindo o Modelo de Tratamento e Identificando Problemas
Capítulo 6 - Identificando e Associando Sentimentos e Pensamentos
Capítulo 7 - Diálogos Socráticos Terapêuticos
Capítulo 8 - Técnicas Cognitivas e Comportamentais Comumente Usados
Capítulo 9 - Aplicações Criativas da Terapia Cognitiva-Comportamental
Capítulo 10 - Tarefa de Casa
Capítulo 11 - Trabalhando com Crianças e Adolescentes Deprimidos
Capítulo 12 - Trabalhando com Crianças e Adolescentes Ansiosos
Capítulo 13 - Trabalhando com Crianças e Adolescentes Disruptivos
Capítulo 14 - Trabalhando com os Pais

Detalhe para o último capítulo, que aborda o trabalho além da criança e do adolescente, necessitando a intervenção com os pais pelo profissional de Psicologia. Foi inevitável não perceber alguns erros de pontuação e ortográficos, a tradução e adaptação do inglês para o nosso complexo e rico português não foi impecavelmente executado pela Artmed. Mesmo assim, é um bom livro.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

- Sem palavrões
- Deixe seu e-mail para que avise a você quando tiver respondido o seu comentário

Seu comentário é muito importante! Faça sua pergunta e irei te responder assim que possível!